Plataforma digital: Prêmio estimula tribunais a aperfeiçoar códigos-fonte
Desenvolvedores e desenvolvedoras de sistemas do Judiciário podem participar, periodicamente, do Prêmio CNJ ao Grupo Revisor de Códigos. O prêmio contempla profissionais que revisam código-fonte com o maior número de demandas avaliadas.
A iniciativa buscar estimular as equipes dos tribunais para a revisão de códigos-fontes de soluções desenvolvidas para a Plataforma Digital do Poder Judiciário e o Processo Judicial eletrônico (PJe). Para participar, as pessoas interessadas devem fazer parte do Grupo Revisor de Códigos-Fonte, que analisa as mudanças implementadas.
Quem tiver interesse em integrar o Grupo Revisor deve encaminhar um e-mail para [email protected]. O grupo é composto por membros indicados pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do CNJ e por representantes dos tribunais.
Justiça 4.0
A Plataforma Digital disponibiliza, em nuvem, microsserviços que podem ser adaptados pelos tribunais, conforme suas necessidades, e aplicados aos sistemas de processo eletrônico, promovendo assim sua integração. A plataforma também incentiva os tribunais a desenvolver aplicações colaborativamente.
O projeto é uma das ações do Programa Justiça 4.0, parceria entre o CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF), com apoio do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Considerando as informações apresentadas, elabore um texto dissertativo e argumentativo sobre formatos de dados abordando, necessariamente:
1) a relação entre o prêmio promovido pelo CNJ e a Resolução Nº 370 de 28/01/2021; e
2) um exemplo de ferramenta que poderia auxiliar as pessoas interessadas deve fazer parte do Grupo Revisor de Códigos-Fonte.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Para resolver esta questão, considere o seguinte código-fonte escrito na linguagem Pyton.
import threading
import time
lock1 = threading.Lock()
lock2 = threading.Lock()
def T1():
print(“T1: tentando adquirir lock1”)
lock1.acquire()
time.sleep(1)
lock2.acquire()
lock2.release()
lock1.release()
print(“T1: Finalizada”)
def T2():
print(“T2: tentando adquirir lock2”)
lock2.acquire()
time.sleep(1)
lock1.acquire()
lock1.release()
lock2.release()
print(“T1: Finalizada”)
t1 = threading.Thread(target = T1)
t2 = threading.Thread(target = T2)
t1.start()
t2.start()
t1.join()
t2.join()
Tendo por base as informações a…
Java é uma linguagem de programação de alto nível e orientada a objetos que foi desenvolvida pela Sun Microsystems (agora propriedade da Oracle Corporation) na década de 1990 e foi projetada para ser portátil, eficiente e segura, permitindo que o código desenvolvido seja executado em diferentes plataformas sem a necessidade de recompilação.
A seguir, é apresentado o código fonte de uma classe escrita em JAVA, em que pode ser estabelecida a conexão com o banco de dados database utilizando a porta port, localizado em hostname:
public class MySQL extends Database {
private String port;
private String hostname;
public MySQL (String database, String hostname, String port) {
super(database);
this.…
Uma instituição pública que desenvolve e mantém sistemas internos possui três ambientes principais: desenvolvimento (DEV), homologação (HML) e produção (PRD). Cada ambiente é mantido manualmente pela equipe de infraestrutura, que realiza configurações diretamente nos servidores por SSH, sem documentação formal ou controle de versão.
Nos últimos meses, foram observadas configurações diferentes entre ambientes (por exemplo, pacotes diferentes entre DEV e PRD); erros em produção após atualizações, causados por configurações mal aplicadas; dificuldade em auditar ou reverter mudanças, pois não há histórico confiável; e dependência de conhecimento tácito da equipe, o que gera risco em caso de saíd…



