Lançado no final de outubro de 2022, o Serpro Cloud One™ é uma plataforma de nuvem para o governo que oferece serviços de computação sob demanda, escaláveis e em multirregiões (incluindo Brasília, ponto estratégico no contexto federal) nas modalidades de infraestrutura, plataforma e software como serviço.
A novidade, que utiliza docker, é uma importante notícia para a Administração Pública Brasileira por permitir a hospedagem, em nuvem privada, de sistemas estruturantes de Estado. Com esta nova solução, o Serpro torna-se essa grande nuvem privada governamental, o que reforça a posição estratégica da empresa em cloud na esfera estatal, promove a integração dos dados com serviços da administração pública e leva a transformação digital para outro patamar.
Na prática, o lançamento do Cloud One é o início de uma grande mudança em relação à gestão de TI no Estado brasileiro. Hoje, o governo federal tem mais de cem centros de dados próprios. Estamos falando de órgãos de governo que não têm a gestão de infraestrutura de TI como a sua vocação; que gastam recursos e tempo de trabalho de servidores que poderiam estar alocados para a verdadeira missão da instituição, como a educação, a saúde, ou a segurança pública, por exemplo. Então levar tudo isso para o Broker de nuvem Serpro MultiCloud com múltiplas nuvens públicas e uma nuvem privada – Cloud One, é uma grande oportunidade para melhoria dos serviços em todo o setor.
Considerando as informações apresentadas, elabore um texto dissertativo e argumentativo sobre formatos de dados abordando, necessariamente:
1) o conceito de docker; e
2) a relação de docker com computação em nuvem.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O TRT-XX está expandindo suas operações, criando novas áreas de atendimento e conectando milhares de dispositivos à sua rede local. Para atender à demanda, a equipe de TI configurou roteadores e switches que interconectam as unidades. Cada computador, impressora, smartphone, câmera de segurança e dispositivo IoT precisa de um endereço IP para comunicar-se na rede e acessar recursos na internet. Inicialmente, os técnicos atribuíram manualmente os endereços IP a cada dispositivo. Com o crescimento da infraestrutura, esse processo tornou-se inviável por motivos como:
- Aumentos frequentes no número de dispositivos, exigindo reconfigurações manuais constantes.
- Erros humanos na configuração manual…
Um Técnico de Segurança da Informação foi convidado pela Comissão de Segurança Pública – CSP para participar de uma Oficina sobre representação de dados no computador, arquitetura de redes e sistemas de criptografia de dados, a fim de aumentar seu conhecimento sobre salvaguarda da informação em meio eletrônicos.
Após a Oficina, foi solicitado ao Técnico:
a. Fazer a conversão do número binário 110011101 e do decimal 3467 para hexadecimal, indicando a quantos bits corresponde um dígito de um número no sistema hexadecimal.
b. Apresentar as camadas componentes do modelo OSI e descrever a função da camada de enlace desse modelo.
c. Elencar as principais características dos sistemas de cript…
Lançado no final de outubro de 2022, o Serpro Cloud One™ é uma plataforma de nuvem para o governo que oferece serviços de computação sob demanda, escaláveis e em multirregiões (incluindo Brasília, ponto estratégico no contexto federal) nas modalidades de infraestrutura, plataforma e software como serviço.
A novidade, que utiliza docker, é uma importante notícia para a Administração Pública Brasileira por permitir a hospedagem, em nuvem privada, de sistemas estruturantes de Estado. Com esta nova solução, o Serpro torna-se essa grande nuvem privada governamental, o que reforça a posição estratégica da empresa em cloud na esfera estatal, promove a integração dos dados com serviços da administra…



