Odete, titular de cargo efetivo de Professor na rede pública municipal, requereu aposentadoria especial em 23 de maio de 2019, quando contava 51 anos de idade e alegava ostentar 26 anos de efetivo exercício das funções de magistério em sala de aula, em turmas do ensino médio. Desse período, os primeiros dois anos são relativos ao exercício de funções de magistério em escola particular, enquanto os últimos cinco anos foram exercidos na função de Diretora de Ensino em escola da rede pública do Município de São Paulo.
Ao apreciar tal requerimento, o órgão gestor da previdência municipal houve por bem conceder a Odete apenas aposentadoria por tempo de contribuição, com proventos calculados segundo a média aritmética simples das maiores remunerações de contribuição correspondentes a 80% (oitenta por cento) de todo o período contributivo desde a competência do início da contribuição.
Inconformada, Odete solicitou, administrativamente, a revisão de sua aposentadoria, para que lhe seja concedida aposentadoria especial de professor com direito a proventos calculados segundo a regra da integralidade e reajustados paritariamente.
Nesse contexto, apresente respostas devidamente fundamentadas aos seguintes questionamentos:
a. Qual legislação deve reger a concessão do benefício da interessada?
b. À luz de tal legislação, quanto tempo de efetivo exercício em funções de magistério Odete deveria ter comprovado na data do requerimento para fazer jus à aposentadoria especial?
c. Os dois anos em que Odete trabalhou em escola particular podem ser computados como tempo de efetivo exercício das funções de magistério para fins de aposentadoria especial de professor no Regime Próprio de Previdência do município?
d. Os cinco anos em que Odete exerceu a função de Diretora de Ensino em escola da rede pública de ensino do Município de São Paulo podem ser computados como tempo de efetivo exercício das funções de magistério para fins de aposentadoria especial de professor no Regime Próprio de Previdência do município?
e. Odete fazia jus à aposentadoria especial de professor no momento em que a requereu, com direito a integralidade e paridade?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere que João, segurado do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), requereu administrativamente em maio de 2012 aposentadoria por tempo de contribuição, mas diante do incorreto indeferimento do INSS, permaneceu em atividade, contribuindo para o RGPS por mais tempo. Em outubro de 2016, João ajuizou ação pedindo a concessão da aposentadoria desde a data do primeiro requerimento administrativo, e, em paralelo, fez novo pedido administrativo. O INSS acolheu o novo requerimento e concedeu aposentadoria a partir de dezembro de 2016. Após a devida instrução, quando já recebia a aposentadoria deferida na via administrativa, a ação foi julgada procedente para conceder judicialmente o benefíci…
João e Maria residem em imóvel rural e, na condição de arrendatários rurais, exploram atividade agropecuária em área de dez módulos fiscais; ambos vivem somente com os rendimentos da referida atividade. Joaquim, vizinho do casal, reside também em um imóvel rural e exerce a pesca artesanal, fazendo dessa atividade o seu principal sustento. Todos são contribuintes da previdência social.
A partir da situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo respondendo, de maneira justificada, aos seguintes questionamentos, de acordo com o disposto na Lei n.º 8.212/1991.
- João, Maria e Joaquim enquadram-se na condição de segurado especial da previdência social?
- Se um membro da família for be…
Depois de ter completado 65 anos de idade e ter contribuído por mais de 35 anos na condição de segurado empregado, em fevereiro de 2022, Roberto se aposentou pelo INSS e, então, seu contrato de trabalho foi rescindido. No mês seguinte após sua aposentadoria, Roberto constituiu uma sociedade unipessoal, com atuação na comercialização de autopeças, atividade que ele exerce até a presente data.
Considerando a situação acima, redija um texto dissertativo abordando os seguintes questionamentos:
1) Explique se Roberto está na condição de segurado obrigatório do Regime Geral de Previdência Social, em decorrência de sua atual atividade profissional.
2) Indique o atual limite da contribuição de Rober…



