Texto I
Acessibilidade e inclusão: por que é importante discutir o tema na escola?
Estudantes com deficiência enfrentam não apenas desafios de mobilidade urbana para chegarem até as escolas, mas também falta de acessibilidade nas unidades.
“O ninja das duas rodas.” É assim que a coordenadora dos anos finais do ensino fundamental, Fernanda Dias, define o aluno Murilo Ronny da Silva, de 11 anos, que estuda no 7º ano da E.E. Residencial Bordon, em Sumaré (SP). Além de ter instalações acessíveis, a escola é um bom modelo de inclusão, com duas salas de recursos e profissionais especializados.
Murilo costuma acelerar sua cadeira de rodas nas rampas e é conhecido por arrasar nos jogos de basquete nos intervalos das aulas. “Aqui eu jogo só para me divertir”, conta ele, que também faz parte de um time de basquete sobre rodas. “Quero seguir com o esporte para sempre”, afirma.
Ele conta com orgulho que não precisa mais da ajuda da monitora da van na qual chega até a escola para descer do veículo e transita com facilidade pelos ambientes escolares. “Eu chego, subo a rampa, dou um rolezinho por aí, depois eu fico na sala de boa esperando o pessoal chegar”, conta.
(Dimítria Coutinho. Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/>. Acesso em: julho de 2024.)
Texto II
Sociedade precisa se atentar à diversidade que existe entre surdos, diz especialista
À CNN Rádio, no CNN Plural, a presidente da Associação Nacional dos Surdos Oralizados Keilah Ayres defendeu que a sociedade “precisa se atentar para a diversidade surda”.
Ela, que é mãe de um filho surdo e ativista pela causa, disse que “a sociedade acaba achando que surdos são sinônimo de LIBRAS”.
“Mas temos vários grupos, como surdos sinalizantes, que usam a linguagem de sinais; os oralizados, que têm comunicação oral e alfabetização na língua portuguesa; e temos os bilíngues, que se comunicam de ambas as formas”, explicou.
(Amanda Garcia da CNN. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/. Acesso em: junho de 2024.)
Texto III
O papel da tecnologia na promoção de acessibilidade
• Amparar crianças e adolescentes que necessitam de cuidados especiais é uma tarefa trabalhosa. Contudo, existem deter minadas ferramentas modernas que podem auxiliar significativamente na promoção da igualdade entre os estudantes.
• A utilização de livros didáticos é um recurso pedagógico comum e que provoca o desenvolvimento da imaginação, além de trazer lições e reflexões importantes para o cotidiano.
• Quando levamos em conta a necessidade da acessibilidade, os livros em áudio são uma excelente opção, pois permitem aos deficientes visuais acompanharem as descrições e os enredos. Dessa forma, a tecnologia opera como uma atividade lúdica que promove condições de igualdade.
(Disponível em:<https://blog.trivium.com.br/acessibilidade-na-educacao/>. Adaptado. Acesso em: julho de 2024.)
Texto IV
“A maior conquista das pessoas com deficiência é sair da invisibilidade.”
(Ricardo Ferraz. Disponível em: <https://www.uol.com.br/splash/noticias/> Em: julho de 2024.)
Com base nos textos motivadores, redija uma redação acerca do tema:
“O conhecimento necessário para uma inclusão consciente”.
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