Texto I
Parâmetros Curriculares Nacionais
Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no ensino fundamental em todo o país. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual.
Por sua natureza aberta, configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores. Não configuram, portanto, um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobreporia à competência político-executiva dos Estados e Municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do país ou à autonomia de professores e equipes pedagógicas.
(Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF,
1997. 126 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/. Acesso em: julho de 2024.)
Texto II
Como usar a biblioteca na escola
Com o objetivo de auxiliar educadores na complexa tarefa de desenvolver nos alunos habilidades para lidar com a informação, um grupo de pesquisadores da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), conforme as propostas contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, elaborou um guia com sugestões para que o bibliotecário planeje suas atividades diárias dentro da biblioteca escolar, com o objetivo de desenvolver a competência informacional nos alunos brasileiros. Esse guia foi elaborado baseado na obra da educadora norte-americana Carol Kuhlthau, que tem se dedicado a atividades de pesquisa ligadas ao processo de busca e uso da informação em instituições escolares, fundamentado na teoria piagetiana e em outros autores da linha construtivista.
(KUHLTHAU, Carol Collier; CAMPELLO, Bernadete Santos. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. Belo
Horizonte: Autêntica, 2009. p. 303 – Coleção formação humana na escola, 4.)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação acadêmico–profissional, cite e descreva as três fases que estruturam o programa de atividades para o ensino fundamental adaptado pelos pesquisadores da Escola de Ciência da Informação da UFMG com base na obra de Carol Kuhlthau. Considere que, como as idades das crianças apresentadas pelo programa não são rígidas, elas não precisam necessariamente ser referenciadas na sua resposta.
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Por sua natureza aberta, configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridade…



