Texto I
Ansiedade no topo do ranking: afastamentos por problemas de saúde mental crescem 80% em Campinas
O número de afastamentos concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a trabalhadores de Campinas (SP) por motivos de saúde mental cresceu 80% ao longo de cinco anos.
Dados obtidos pela EPTV, afiliada da TV Globo, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), mostram que em 2019, a metrópole registrou 1.643 afastamentos. Já em 2023, foram 2.964.
Para Fabíola Zani, procuradora e coordenadora regional da igualdade do Ministério Público do Trabalho (MPT), a pandemia da Covid-19 teve um papel significativo para esse cenário. “Trouxe uma mudança interna para as pessoas, a questão do confinamento, ansiedade, medo de perder o emprego, perda de empregos. Afetou a organização do trabalho de uma forma nunca vista antes.”
(Daniely Fernandes, Bianca Rosa, EPTV e g1 Campinas e Região. Em: 13/03/2024. Fragmento.)
Texto II
Saúde mental enquanto há tempo!
A estatística é incômoda: cerca de um bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno mental, segundo o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS). E quando o assunto é ansiedade, o Brasil ocupa o primeiro lugar no mundo e o quinto em número de depressivos.
Embora os dados sejam alarmantes, discutir questões relacionadas à saúde mental continua sendo um tema delicado em nossa sociedade. Expressões como “consultar psicólogo ou psiquiatra é coisa de louco” permeiam nosso cotidiano, desencorajando pessoas a compartilharem suas emoções.
Entretanto, falamos de saúde mental todos os dias e, na maioria das vezes, sem que a gente perceba. Nos queixamos de noites mal dormidas, dificuldades para se concentrar, alteração de apetite, lentidão ou agitação mental, e aquela sensação de que não vamos dar conta de tudo. E, ainda assim, alguns profissionais relatam receio de serem alvo de discriminação, levando-os a ocultar seus sintomas no ambiente de trabalho.
(Jô Alvi. Presidente Prudente. Em: 08/01/2024.)
Texto III

A partir dos textos motivadores, redija uma dissertação acerca do tema:
“A importância da saúde mental no trabalho em consonância com as demandas e realidade atuais”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.
Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é, as “escolas burguesas”), que ele qualificou de educação bancária. Nela, segundo Freire, o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo…
Texto I
Por que todos deveriam aprender pensamento computacional já na escola?
Em geral, quando justificamos o ensino de tecnologia na escola, usamos argumentos que envolvem empregabilidade, desenvolvimento de habilidades técnicas e matemáticas ou a possibilidade de dar vazão à criatividade e contribuir para o desenvolvimento da tecnologia propriamente dito.
Esses argumentos são extremamente importantes e verdadeiros! Quem domina tecnologia, de fato, amplia a sua chance de ter bons empregos e bons salários, aguça seu raciocínio lógico e coloca a sua criatividade em prática, podendo contribuir para construir um mundo melhor.
No entanto, esses argumentos não são fortes o bastante para justific…
Texto I
O receio acerca do avanço da inteligência artificial é sempre fomentado pela ausência de conhecimento exato de como essas máquinas funcionam e pela dinamicidade que impera no âmbito científico, o que estimula a insegurança humana acerca de tal acúmulo de experiências. Isso sem falar de Blade Runner (1982), sob a direção de Ridley Scott, que desde a década de 80 suscita imaginários de máquinas replicantes que supostamente existiriam em Los Angeles no ano de 2019.
(Fonte: Gabriela Buarque.
Responsabilidade civil e inteligência artificial – Os desafios impostos pela inovação tecnológica.)
Texto II
Desafios para a regulação da inteligência artificial no Brasil
A inserção de novas tecnolo…



