Correio do Povo de 30 de novembro de 1946:
[…] Creio que, assim, poderemos perceber melhor o que o Getúlio Vargas representa para a massa trabalhadora. O povo não poderia compreender o trabalhismo nos seus delineamentos teóricos, na sua concepção abstrata, nos seus princípios científicos. Sabe, porém, compreendê-lo através da ação política e administrativa de um homem que o tem realizado. Essa pessoa representa para o povo uma diretriz, uma tendência que sabe corresponder às suas necessidades, aos seus anseios, às suas aspirações. Não segue o povo uma orientação por causa da pessoa, mas segue a pessoa por causa de sua orientação. A ideia é mais assimilável através de sua personificação, que se não deve confundir com personalismo.
(BODEA, Miguel. Trabalhismo e populismo no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1992.)
Enquanto o Estado Novo está mais distante de nós, em termos temporais, a Ditadura Militar gerou memórias mais próximas, sendo possível encontrar ainda muitas pessoas que viveram esse segundo período autocrático intensamente. Embora sejam processos distintos, ambos guardam semelhanças e diferenças entre si. Exponha e explique sobre, pelo menos, uma semelhança e uma diferença em relação a esses dois períodos ditatoriais da história brasileira.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Correio do Povo de 30 de novembro de 1946:
[…] Creio que, assim, poderemos perceber melhor o que o Getúlio Vargas representa para a massa trabalhadora. O povo não poderia compreender o trabalhismo nos seus delineamentos teóricos, na sua concepção abstrata, nos seus princípios científicos. Sabe, porém, compreendê-lo através da ação política e administrativa de um homem que o tem realizado. Essa pessoa representa para o povo uma diretriz, uma tendência que sabe corresponder às suas necessidades, aos seus anseios, às suas aspirações. Não segue o povo uma orientação por causa da pessoa, mas segue a pessoa por causa de sua orientação. A ideia é mais assimilável através de sua personificação…
Na apresentação das diretrizes gerais do Plano de Metas de seu governo, JK destacou três eixos de maior importância para a industrialização do país, que eram os setores de energia, transportes e indústria de base. Sobre o setor de energia e transportes, ressaltou no discurso: “São setores da economia que se desenvolveram no sentido de se caracterizarem como serviços de utilidade pública, entidades que operam grandes conjuntos industriais destinados a suprir necessidades permanentes da coletividade. O planejamento do desenvolvimento econômico encontra na eliminação desses pontos de estrangulamento um objetivo prioritário e lógico”.
(OLIVEIRA, J., 1955, p. 47.)
Diante do excerto anteriormente …



