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Q379283 | Arquivologia
Banca: Instituto ConsulplanVer cursos
Ano: 2024
Órgao: TJ MA - Tribunal de Justiça do Maranhão
Cargo: Analista Judiciário

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Texto I

AN reúne-se com órgãos do Siga para programar ações em acervos afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Na segunda-feira (6 de maio), foi realizada, em caráter emergencial, uma reunião da Comissão de Coordenação do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (Siga), para avaliar os impactos e eventuais danos aos acervos mantidos pelos órgãos e entidades da administração pública federal no Rio Grande do Sul, em razão das chuvas que têm castigado o estado desde a última semana.

O encontro contou com a participação de técnicos da Diretoria de Gestão de Documentos e Arquivos do Arquivo Nacional, como órgão central do Siga, e mais de trinta representantes de órgãos setoriais do sistema e de instituições federais de ensino superior que operam nas regiões afetadas pela crise climática.

(Disponível em: https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/canais_atendimento/imprensa/. Publicado em: 08/05/2024. Acesso em: 25/06/2024.

Texto II

Unidades judiciárias mais afetadas com as chuvas em SC estão no Vale do Itajaí

Dos 295 municípios catarinenses, 136 registraram alguma intercorrência em razão das chuvas dos últimos dias. Esse número representa 46% das cidades do Estado. Muitas decretaram situação de emergência e têm, inclusive, rodovias interditadas. Em levantamento feito pela Casa Militar do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), com dados atualizados no fim da tarde desta segunda, 11 unidades judiciárias têm expedientes alterados, ou seja, 9%. As outras 117 não tiveram alterações devido aos eventos climáticos. Na Serra Catarinense há cinco rodovias estaduais interditadas, duas com trânsito em meia pista e outra com dois pontos de rachadura, com trânsito normal, porém requerem atenção ao trafegar. Nas rodovias federais existem duas interdições, sendo uma na Serra, em Capão Alto, e outra no Alto Vale do Itajaí, em Pouso Redondo.

Uma das regiões mais atingidas é o Alto Vale do Itajaí. De acordo com informações atualizadas pela Diretoria de Engenharia e Arquitetura do TJSC nesta segunda (09/10), a maior parte das unidades judiciárias que sofreram alguma alteração por conta das chuvas está naquele território. Por lá, os fóruns suspenderam o atendimento presencial.

No Alto Vale do Itajaí, uma das cidades mais atingidas pelas chuvas dos últimos dias foi Rio do Sul. O Fórum Desembargador Vasco de Albuquerque Gama ficou ilhado e o estacionamento foi atingido, mas o nível da água não ultrapassou as escadarias da estrutura. Por conta da situação extrema, o diretor do foro, juiz Giancarlo Rossi, suspendeu as audiências e os prazos dos foros judicial e extrajudicial até sexta-feira (13) e os expedientes externo e interno nesta segunda-feira (09). De acordo com o secretário do foro da comarca de Rio do Sul, Natalício Marcelino Neto, no domingo (08) os servidores fizeram uma força-tarefa para retirar móveis e equipamentos do piso térreo e do salão do Tribunal do Júri.

(Disponível em: https://www.tjsc.jus.br/web/imprensa. Acesso em: 25/06/2024.)

Exponha a respeito das estratégias que os Arquivistas deveriam tomar frente a questões relacionadas à desorganização ou deterioração em função de catástrofes naturais.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaArquivologia
BancaInstituto Consulplan
A ausência da política de gestão documental conduz a uma pluralidade, heterogeneidade e, por vezes, ausência de normas, métodos e procedimentos de trabalho nos serviços de protocolo e arquivo dos órgãos da administração pública.
(Ieda Pimenta Bernardes (Coordenação) Gestão Documental Aplicada / Ieda Pimenta Bernardes, Hilda Delatorre, São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2008 p. 6. Com adaptações.)
Para o bom funcionamento dos serviços de arquivo de uma instituição é necessário que ela possua alguns instrumentos de gestão de documentos. Neste contexto, conceitue:
1. Plano de Classificação;
2. Avaliação de Documentos;
3. Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos.

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