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Q378050 | Administração Financeira e Orçamentária (AFO)
Banca: CesgranrioVer cursos
Ano: 2024
Órgao: CNU - Concurso Nacional Unificado
Cargo: Bloco 6 - Setores Econômicos e Regulação

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Ao longo dos últimos oito anos, uma entidade autárquica, cujas atividades são custeadas com recursos do orçamento do ministério ao qual está subordinada, sofreu severos cortes de recursos em seu orçamento discricionário, conforme ilustrado no gráfico a seguir (eixo x: ano; eixo y: orçamento discricionário, com valores expressos em milhões de reais):

Apesar de ter efetuado diversas reduções em seus contratos e descontinuado alguns serviços, a entidade vem acumulando déficits ao longo desses anos, que resultam em atrasos e inadimplência nos pagamentos dos fornecedores de bens e serviços, além de deterioração do seu patrimônio e na qualidade dos serviços públicos prestados.

No final do exercício financeiro de 2022, a entidade encerrou o ano com diversos problemas orçamentários e financeiros, incluindo despesas que foram efetivamente executadas, sem a devida cobertura orçamentária. Entre as diversas situações encontradas, destacam-se os seguintes exemplos:

1. pendências em contrato de prestação de serviço continuado de vigilância armada, com faturamento mensal estimado em R$ 4,5 milhões: faturamento de outubro/2022 empenhado em valor integral; faturamentos de novembro e dezembro: não foram empenhados por falta de dotação.

2. pendências em contrato de prestação de serviço continuado de limpeza e conservação, com faturamento mensal estimado em R$ 2,3 milhões: faturamentos dos meses de novembro e dezembro/2022 empenhados
e liquidados.

3. pendências em contrato de prestação de serviço de manutenção de áreas verdes no valor anual de R$ 2,4 milhões: contrato novo assinado em outubro/2022, com empenho de R$ 20 mil, mas o serviço não foi efetivamente iniciado até o final do exercício.

Em vista dessas situações exemplificativas, o gestor da entidade solicitou da sua equipe assessora uma avaliação dos riscos a que estava exposto com a manutenção desses contratos sem cobertura orçamentária.

Considerando essa situação hipotética e as orientações normativas sobre execução orçamentária e financeira, boas práticas de gestão orçamentária e responsabilidade fiscal, elabore um texto dissertativo contínuo de 35 a 40 linhas que:

• indique, com o adequado fundamento, o tratamento a ser dado, em termos de execução orçamentária e financeira, às pendências de cada um dos contratos exemplificados, no encerramento de 2022 e no exercício de 2023;

• aponte, com o adequado fundamento, duas ações do gestor, na condição de ordenador de despesa, que podem gerar riscos de responsabilização, associados às deficiências encontradas na gestão orçamentária e financeira da entidade;

• indique que medidas podem ser adotadas para mitigar os riscos apontados.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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