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Ano
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Q378001 | TI - Banco de Dados
Banca: CesgranrioVer cursos
Ano: 2024
Órgao: CNU - Concurso Nacional Unificado
Cargo: Bloco 2 - Tecnologia, Dados e Informação

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A publicação Censo Escolar da Educação Básica 2022: notas estatísticas é um levantamento estatístico anual coordenado pela Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep/Ministério da Educação, em parceria com o sistema educacional brasileiro, a partir de declarações obrigatórias para todos os estabelecimentos públicos e privados. É um documento essencial para a análise e planejamento das políticas educacionais no Brasil.

Nesse documento, encontra-se o seguinte gráfico, que permite analisar a evolução das matrículas na educação infantil, segundo a rede de ensino, entre os anos de 2018 e 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2022: notas es
tatísticas. Brasília, DF: Inep, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/areas_de_atuacao/notas_estatisticas_censo_da_educa
cao_basica_2022.pdf. Acesso em: 2 mar. 2024. Adaptado.

Elabore um texto dissertativo contínuo de 35 a 40 linhas em que sejam abordados os seguintes aspectos:

• a adequação da visualização oferecida pelo gráfico, considerando-se o objetivo de entender a evolução das matrículas em suas diferentes redes de ensino ao longo dos anos ali explicitados;

• o motivo pelo qual o eixo vertical é apresentado a partir do valor zero, mencionando-se o impacto de escolher outro valor positivo na interpretação correta do gráfico;

• a não obrigatoriedade de guardar a variável referente ao total de matrículas no caso de os dados serem guardados em um SGBD relacional;

• a justificativa, também em relação a um SGBD relacional, para a possível adequação de guardar o valor correspondente ao total de matrículas;

• o tipo de operação típica de um banco de dados relacional, presente no SQL, que poderia ser usado para calcular automaticamente o valor total e guardá-lo em uma coluna “MATRICULASTOTAIS” cada vez que fosse incluído um registro com os campos “MATRICULASPUBLICAS” e “MATRICULASPRIVADAS” preenchidos.

 

 


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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