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Q372278 | Bancos - Atendimento, Vendas, História, etc.
Banca: CesgranrioVer cursos
Ano: 2024
Questão inédita Padrão de resposta Resolução em texto30 linhas Resolução de Aluno +90%

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As políticas públicas e diretrizes governamentais são referências fundamentais para a atuação do Sistema BNDES. Para a definição de quais conexões destacar, foram identificadas e analisadas 31 políticas públicas e suas vinculações com os 14 Temas Estratégicos de Negócios definidos para o período de 2024 a 20281 . Com o intuito de realçar onde o BNDES apresenta maior capacidade de contribuição, elas foram divididas em dois grandes grupos: as Políticas Norteadoras e as Políticas Associadas.

As Políticas Norteadoras se destacam pela sua transversalidade, pela menção explícita ao Banco ou por sua contribuição direta no seu planejamento e execução. Este grupo é constituído por oito políticas:

  1. Estratégia Federal de Desenvolvimento – EFD2 ;
  2. Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO3 ;

III. Nova Política Industrial – NPI4 ;

  1. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS5 ;
  2. Plano de Transformação Ecológica – PTE6 ;
  3. Plano Estratégico do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT)7 ;

VII. Plano Plurianual – PPA8; e

VIII. Programa de Aceleração do Crescimento – Novo PAC9 .

As demais 23 políticas públicas identificadas no estudo que possuem conexões com a atuação do Sistema BNDES, mas em que a contribuição, em geral, ocorre de maneira mais indireta, ou seja, por meio de um alinhamento temático. Cabe ressaltar, entretanto, que essa relação não é exaustiva, uma vez que elenca as principais políticas públicas identificadas na sua relação com os Temas Estratégicos de Negócios.

BNDES, Conexões e Contribuições para Políticas Públicas. Disponível em: https://www.bndes.gov.br/wps/wcm/connect/site/a95b9595-230b-41be-9907-cdd89223dd52/Conex%C3%B5es+e+Contribui%C3%A7%C3%B5es+para+Pol%C3%ADticas+P%C3%BAblicas_numerada.pdf?MOD=AJPERES&CVID=oPQY8xO (Adaptada)

Considerando que o texto acima tem caráter motivador, redija um texto dissertativo contínuo, entre 25 e 30 linhas, sobre o seguinte tema:

PAPEL DO BNDES NO DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO

Em se texto, aborde, necessariamente, o que se pede a seguir:

  1. Explique a diferença entre os modelos de atuação direto e indireto do BNDES e cite as principais formas de atuação desse banco;
  2. Discorra sobre, pelo menos, duas políticas atuais do BNDES que estão relacionadas com os elementos de neoindustrialização e descarbonização da economia.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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