Aprovada resolução que cria Plataforma Digital do Poder Judiciário
22 de setembro de 2020
Os órgãos do Poder Judiciário brasileiro terão à disposição a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br), um sistema multisserviço que, além de unificar o trâmite processual no país, permitirá a realização de adequações de acordo com as necessidades de cada tribunal. A medida, que mantém o Processo Judicial Eletrônico (PJe) como a principal ferramenta para tramitação processual na Justiça brasileira, foi aprovada durante a 318ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizada nesta terça-feira (22/9). Além do foco na redução da taxa de congestionamento processual, a PDPJ prioriza tecnologias de código aberto desenvolvidas em microsserviços e promove a adequação do Poder Judiciário à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei nº 13.709/2018).
Relator da proposta (Ato Normativo nº 0007555-97.2020.2.00.0000), o presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, destacou que a plataforma moderniza o PJe – que permanece como o principal produto do CNJ para promover a expansão do processo eletrônico no país – e cria um ambiente colaborativo para o desenvolvimento de novas funcionalidades que atendam a todos as cortes brasileiras. “O principal objetivo é modernizar a plataforma do PJe e transformá-la em um sistema multisserviço que permita aos tribunais fazer adequações conforme suas necessidades e que garanta, ao mesmo tempo, a unificação do trâmite processual no país.
Texto extraído de https://www.cnj.jus.br/aprovada-resolucao-que-cria-plataforma-digital-do-poder-judiciario/
Tendo como base o texto motivador, redija um texto dissertativo sobre arquitetura de software. Em seu texto, discorra, necessariamente, sobre:
- o conceito e as características da arquitetura de camadas [valor: 3,00 pontos];
- o modelo MVC [valor: 2,50 pontos]; e
- como a arquitetura de camadas pode ser empregada pelo PDPJ [valor: 4,00 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Redija um texto dissertativo a respeito do modelo CALMS, no contexto do DevOpsw, abordando os seguintes aspectos:
1 objetivo do modelo; [valor: 6,00 pontos]
2 significado do pilar referente à letra C; [valor: 4,50 pontos]
3 significado do pilar referente à letra A; [valor: 4,50 pontos]
4 significado do pilar referente à letra L; [valor: 4,50 pontos]
5 significado do pilar referente à letra M; [valor: 4,50 pontos]
6 significado do pilar referente à letra S. [valor: 4,50 pontos]
Uma instituição pública deseja modernizar seu sistema interno de gestão de solicitações administrativas, atualmente baseado em planilhas e troca de e-mails. O novo sistema será desenvolvido como uma aplicação web, acessível a servidores e gestores, permitindo registro de novas solicitações (ex.: passagens, diárias, TI, manutenção); consulta e atualização do status; anexação de documentos; e visualização gerencial de pendências e tempos de atendimento.
A equipe de desenvolvimento decidiu adotar a arquitetura MVC (Model–View–Controller) para garantir separação de responsabilidades, baixa acoplamento e facilidade de manutenção.
No projeto, definiu-se que o Model representará entidades como Soli…
O Open Group, criado em 1996 a partir da fusão entre o consórcio X/Open e a Open Software Foundation, reúne empresas e instituições da indústria de tecnologia da informação comprometidas com o desenvolvimento e a promoção de padrões abertos para infraestrutura e interoperabilidade computacional. Entre suas diversas contribuições, destaca-se o SOA Source Book, um conjunto de definições, análises, recomendações e modelos de referência voltados ao apoio de organizações e profissionais que buscam compreender, implementar e gerir soluções baseadas na Arquitetura Orientada a Serviços (SOA).
A arquitetura orientada a serviços consolidou-se como um dos principais paradigmas de integração tecnológica…



