Quando um país investe em educação, a tendência é que isso influencie no crescimento econômico, bem como no desenvolvimento cultural e social. No entanto, quando há barreiras no acesso à educação, isso pode resultar no aumento: do desemprego; da criminalidade; da discriminação.
Sem um ensino de qualidade, há dificuldades de inserção no mercado de trabalho, além de chances menores de conquistar vagas em vestibulares ou concursos públicos. A desigualdade social no Brasil fica evidente quando a educação não é prioritária, pois o conhecimento faz com que a população tenha consciência dos seus direitos.
https://www.oxfam.org.br/blog/acesso-a-educacao-no-brasil-os-desafios-da-luta-pela-igualdade/
A educação é um complexo constitutivo da vida social, que tem uma função social importante na dinâmica da reprodução social, ou seja, nas formas de reprodução do ser social, e que numa sociedade organizada a partir da contradição básica entre aqueles que produzem a riqueza social e aqueles que exploram os seus produtores e expropriam sua produção.
Internet: <www.cfess.org.br> (com adaptações).
Lei n.º 9.394, de dezembro de 1996
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
Art. 1.º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Internet: <www.planalto.gov.br>.
Considerando que os textos precedentes têm caráter unicamente motivador, redija um texto acerca do seguinte tema.
AS DESIGUALDADES SOCIAIS E O DIREITO À EDUCAÇÃO
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Caixa financia vários Programas de Governo, dentre os quais figura o que busca promover a melhoria da mobilidade urbana, da acessibilidade universal, da qualidade de vida e do acesso aos serviços básicos e aos equipamentos sociais nas cidades brasileiras.
O texto abaixo tem o objetivo de situar sua discussão e deve ser usado como motivador para a produção de sua redação. Não o copie, tampouco copie qualquer texto desta prova.
População pobre é a mais atingida pelo
baixo investimento em mobilidade urbana
A mobilidade urbana é um desafio para as grandes cidades. A falta de investimentos em transportes alternativos prejudica, principalmente, as camadas mais pobres da sociedade, que sofrem a c…
Texto I
A importância da diversidade e da inclusão dentro dos ambientes corporativos já está mais do que provada. Para além de melhorar a cultura organizacional e a reputação, as empresas se tornam mais lucrativas. […]
Mesmo que os números e dados evidenciem o poder de times mais diversos e que acolhem e incluem as pessoas, ainda vemos que as empresas têm uma grande dificuldade de transformar seu ambiente de trabalho e fazer a inclusão de pessoas diversas acontecer na prática. […]
(Disponível em: https://exame.com/bussola/por-que-e-tao-dificil-tornar-empresas-diversas-e-inclusivas/ Acesso em 11/10/2023)
Texto II – Pensar em representatividade e esquecer diversidade
Só a rep…
Ao todo, Sergipe possui 88 mulheres ocupando cargos de liderança, seja como chefe do Poder Executivo ou membro do Poder Legislativo, representando o povo e o Estado, inclusive em Brasília. São 14 prefeitas, 67 vereadoras, 6 deputadas estaduais e 1 senadora.
Dos 75 municípios sergipanos, 14 são comandados por mulheres. Nas Câmaras dos municípios, 67 mulheres atuam como vereadoras. Na Assembleia Legislativa de Sergipe, dos 24 parlamentares, 6 são deputadas estaduais.
Já no Congresso Nacional, dos 3 senadores por Sergipe, há apenas uma mulher: a senadora Maria do Carmo. Na Câmara dos Deputados, não há mulher ocupando cargo de deputada federal.
Jornal da Cidade. Aracaju-SE, 9 de mar. de 2021, an…



