Para ser capaz de gerenciar e operacionalizar adequadamente políticas públicas, o Governo Federal faz uso intensivo de sistemas informatizados, cujos dados são essenciais para que a gestão governamental seja cada vez mais eficiente, possibilitando melhores tomadas de decisão pelos gestores públicos. No entanto, muitas políticas públicas são transversais, ou seja, sua implementação e avaliação dependem de mais de uma organização governamental, sendo necessário que um órgão ou entidade tenha acesso a dados que estão sob gestão de outras instituições.
Nesse contexto, o Tribunal de Contas da União (TCU) – com a experiência desenvolvida em auditorias baseadas em análise de dados e inspirado em iniciativas internacionais semelhantes, em especial na National Fraud Initiative (NFI), do Reino Unido, – realizou fiscalização que teve por objetivo avaliar o uso integrado de informação, de forma a detectar, mediante análise de dados, indícios de irregularidades na utilização de recursos públicos e bases de dados com problemas de qualidade.
As informações analisadas estão relacionadas com os seguintes temas: licitações e contratos; transferências voluntárias; execução orçamentária e financeira; imóveis da união; e concessão de benefícios a pessoas físicas e jurídicas
CONSTATAÇÕES
Ao todo, foram explorados mais de oitenta tipos de indícios de irregularidades, que envolveram a análise de 31 bases de dados governamentais, geridas por 18 organizações públicas. As irregularidades identificadas abrangeram mais de 450 mil ocorrências entre 2012 e 2018 sobre um universo de recursos públicos fiscalizados da ordem de R$ 40 bilhões.
Texto extraído de https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/analise-integrada-de-dados-da-administracao-publica-federal-dia-d.htm
A respeito das informações apresentadas acima, discorra sobre o conceito e as principais características do Big Data [valor: 2,00 pontos]; maneiras como Big Data pode ser usado pela Administração Pública no cumprimento de seus objetivos institucionais [valor: 3,00 pontos]; sobre a técnica de análise de conectividade [valor: 3,00 pontos] e a importância da linguagem Python para a Inteligência Artificial [valor: 1,50 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma instituição pública deseja modernizar seu sistema interno de gestão de solicitações administrativas, atualmente baseado em planilhas e troca de e-mails. O novo sistema será desenvolvido como uma aplicação web, acessível a servidores e gestores, permitindo registro de novas solicitações (ex.: passagens, diárias, TI, manutenção); consulta e atualização do status; anexação de documentos; e visualização gerencial de pendências e tempos de atendimento.
A equipe de desenvolvimento decidiu adotar a arquitetura MVC (Model–View–Controller) para garantir separação de responsabilidades, baixa acoplamento e facilidade de manutenção.
No projeto, definiu-se que o Model representará entidades como Soli…
O desenvolvimento de software seguro não é apenas uma prática recomendada, mas uma responsabilidade. Cada linha de código escrita pode ser a diferença entre segurança e vulnerabilidade.
A segurança deve estar presente desde o início do desenvolvimento e ser um processo contínuo, afinal ela é fundamental para a proteção de dados e usuários. É preciso investir tempo em práticas de codificação segura, testes rigorosos e atualizações regulares.
Internet: <blog.rarecrew.com> (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da importância da cultura DevSecOps e do modelo OWASP SAMM para a segurança no desenvol…
Java é uma linguagem de programação de alto nível e orientada a objetos que foi desenvolvida pela Sun Microsystems (agora propriedade da Oracle Corporation) na década de 1990 e foi projetada para ser portátil, eficiente e segura, permitindo que o código desenvolvido seja executado em diferentes plataformas sem a necessidade de recompilação.
A seguir, é apresentado o código fonte de uma classe escrita em JAVA, em que pode ser estabelecida a conexão com o banco de dados database utilizando a porta port, localizado em hostname:
public class MySQL extends Database {
private String port;
private String hostname;
public MySQL (String database, String hostname, String port) {
super(database);
this.…



