Em 17 de junho de 2024, a Administração Pública de um município cujo prefeito José concorre à reeleição realizou um empenho significativo para publicidade de suas atividades. Os valores desses empenhos somados excederam em quatro vezes a média mensal dos valores empenhados e não cancelados nos três últimos anos que antecedem o pleito. Essa conduta foi rechaçada pelo partido de oposição que pretende tomar providências junto à Justiça Eleitoral, alegando que o montante empenhado deveria respeitar o limite de quatro vezes a média acima referida. Além disso, Carlos, candidato à vereador e aliado de José resolveu participar de inauguração de obra pública realizada em 22 de agosto de 2024. Na ocasião Carlos atuou ativamente na cerimônia, inclusive proferindo discurso em apoio à atual administração. Essa participação também foi imputada como ilegal pela oposição. Carlos argumentou que alegada vedação legal somente seria dirigia às eleições para os cargos do executivo. Posteriormente, em 10 de setembro de 2024, o Governador do Estado ficou sensibilizado com a situação do município vizinho, que havia passado por fenômeno climático caracterizado como calamidade pública, tendo então questionado sua assessoria acerca dos requisitos e limites para o repasse de dinheiro mediante convênio.
Considerando o texto acima e a legislação eleitoral aplicável, redija um texto dissertativo sobre as condutas vedadas aos agentes públicos. Em seu texto, responda aos seguintes questionamentos:
- A oposição possui razão ao questionar os empenhos realizados? Foi legal a participação de Carlos na inauguração da obra pública? [valor: 23,75 pontos]
- Quais as vedações relativas às transferências voluntárias no período eleitoral? Quais os requisitos e limites para o repasse em caso de calamidade pública? [valor: 23,75 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Ana, uma indígena de 25 anos pertencente a uma comunidade tradicional na Amazônia, decide que deseja participar mais ativamente na política de seu município. Ela quer tanto exercer seu direito ao voto quanto candidatar-se a um cargo de vereadora nas próximas eleições. No entanto, alguns membros da sua comunidade e do município questionam se Ana possui capacidade eleitoral ativa e passiva, argumentando que as tradições e o modo de vida da sua comunidade podem ser incompatíveis com as exigências do sistema eleitoral.
Considerando o texto acima, redija um texto dissertativo sobre a capacidade eleitoral, abordando os seguintes questionamentos:
- Ana possui capacidade eleitoral ativa? Explique os …
No contexto de eleições proporcionais surgiram algumas discussões acerca do registro de candidatura e do resultado do pleito. O primeiro ponto diz respeito aos nomes dos candidatos sobre os quais determinados candidatos seriam registrados. Dois candidatos de nome Aníbal Nascimento pretendem concorrer utilizando essa identificação. Um deles alega ter preferência no uso do nome em razão de ser o candidato mais idoso. Por sua vez, o outro afirma ter prioridade pois já teria concorrido, há dois anos, em outro pleito eleitoral, utilizando a identificação pretendida. Posteriormente, nesse mesmo pleito, houve discussão em relação às chamadas sobras eleitorais, uma vez que na segunda fase das sobras…
Com o protagonismo da rede mundial de computadores, descortina-se irreversível mudança de paradigma, em que os meios tradicionais de comunicação estão perdendo espaço para o mundo da interconectividade, no qual todos têm espaço para se manifestar, em um ambiente de ampla interação e de acesso facilitado, irrestrito e permanente à informação, com potencial de alcance superior ao dos meios tradicionais.
A utilização da tecnologia, contudo, não se revela somente na forma de benefícios ao processo eleitoral. Grande preocupação há, por exemplo, em torno do uso das mídias sociais para disseminação de notícias falsas ou enviesadas, gerando desinformação perante o eleitorado, com a finalidade de afe…




“Preliminarmente, cumpre registrar que o empenho levado à efeito pela Administração Pública foi legal, bem como o comparecimento do vereador José em inauguração de obra pública.”
O comparecimento não foi ilegal?
A resolução foi ajustada. Obrigado pelo feedback.