“É frequente ouvirmos a tese de que o setor privado é mais eficiente do que o governo e de que, portanto, uma economia em que as firmas operem livremente funciona melhor do que uma economia com forte atuação governamental.”
Giambiagi, F., Além, A. C. (2011). Finanças Públicas: teoria e prática no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier. p. 4.
Considerando esse trecho, responda os itens a seguir:
(i) Explique sob quais circunstâncias o mercado gera alocação eficiente.
(ii) Explique em qual tipo de circunstância justifica-se a intervenção do governo na economia. Descreva dois tipos de falhas de mercado em que isso ocorre.
(iii) Como as funções do governo se relacionam com os dois tipos de falhas de mercado mencionados no item anterior?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O Brasil é um país notoriamente exportador de commodities e, por isso, os ciclos das commodities no mercado internacional têm influência importante sobre a economia brasileira. O gráfico abaixo, extraído da Carta de Conjuntura de número 60, publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em setembro de 2023, apresenta a variação dos preços das commodities (representado pelo índice geral de preços de commodities da Commodity Research Bureau – CRB) e a variação da arrecadação de receitas administradas pela Receita Federal do Brasil (RFB), já considerados os efeitos da inflação ao consumidor.

A partir do gráfico acima, relacione as variações dos preços das commodities no mercad…
A expressão “cadeias globais de valor”, embora tenha surgido nos campos da Administração e da Sociologia, especialmente com a publicação do livro “A Vantagem Competitiva das Nações”, de Michael Porter, e com os trabalhos de Gary Gereffi, passou a ser largamente utilizada e estudada pelos economistas de diferentes afiliações teóricas.
A proliferação das cadeias globais de valor reflete, a rigor, a tendência à fragmentação global da produção em partes, peças, componentes (isto é, em bens intermediários) e em produtos finais. Nessa tendência, as empresas multinacionais americanas, europeias e japonesas, em resposta ao acirramento da concorrência oligopolista na esfera mundial, deslocaram parte…
Análise a seguinte situação:
Ao chegar ao supermercado, você se depara com uma infinidade de produtos. São tantas marcas e versões que parece até inútil tentar se lembrar de mais do que 3 ou 4 opções (afinal, na próxima visita certamente surgirão novas).
Pão, leite, farinha, biscoitos (e bolachas!), queijo, requeijão, amendoins, leite condensado… Ufa, quanta coisa!
Lendo uma lista assim é impossível não imaginar a quantidade de coisas gostosas que poderíamos preparar para o próximo café da manhã, certo?
Mas a verdade é que, no mundo industrializado que temos hoje, cada vez menos os produtos são apenas leite, apenas farinha, apenas amendoim… E mais uma mistura de ingredientes estranhos.
Quem …



