NIST lança versão 2.0 do Cybersecurity Framework
A agência finalizou a primeira grande atualização do framework desde a sua criação em 2014.
O National Institute of Standards and Technology (NIST) atualizou o amplamente utilizado Cybersecurity Framework (CSF), seu documento histórico de orientação para reduzir os riscos de cibersegurança. A nova edição 2.0, publicada oficialmente em 26 de fevereiro de 2024. foi projetada para todos os públicos, setores industriais e tipos de organização, desde as menores escolas e organizações sem fins lucrativos até as maiores agências e corporações — independentemente do seu grau de sofisticação em segurança cibernética.
Texto extraído de https://oglobo.globo.com/patrocinado/dino/noticia/2024/02/29/nist-lanca-versao-20-do-cybersecurity-framework.ghtml
Considerando o caráter motivador do texto apresentado, elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre framworks de segurança abordando, necessariamente, objetivos [valor: 2,50 pontos], a estrutura básica de privacidade [valor: 4,50 pontos] e os benefícios proporcionados pelo NIST [valor: 2,50 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Manual de Segurança do Pix
(Fragmentos da versão 3.6)
A segurança é um elemento primordial do Pix e, para garanti-la, requisitos importantes devem ser estabelecidos e diversos controles devem ser colocados em prática, não só pelo Banco Central, mas por todos os participantes do ecossistema. Logo, é necessário implementar criptografia e autenticação mútua na comunicação entre os participantes e as APIs do Pix e as mensagens transmitidas no âmbito do sistema devem ser assinadas digitalmente.
(…)
A comunicação entre cada participante e o Pix é realizada por meio da Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN), cujo acesso deve observar as regras e padrões dispostos no Manual de Redes do SFN…
Um órgão público enfrenta múltiplos incidentes cibernéticos em sua infraestrutura de TI. Nas primeiras horas da manhã, o portal institucional torna-se indisponível devido a um ataque DoS evoluindo para DDoS, originado de diferentes IPs, possivelmente coordenados por botnet. Paralelamente, servidores e usuários passam a receber e-mails fraudulentos com links para captura de credenciais, caracterizando phishing.
Durante a contenção, surgem novos alertas: o DNS começa a redirecionar requisições para domínios maliciosos (DNS Poisoning) e pacotes suspeitos com IP Spoofing e ataques ICMP tipo ping da morte são identificados. Em switches internos, ocorre MAC Flooding, permitindo violação de tráfego…
A respeito de técnicas de análise de segurança das aplicações, redija um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir.
1 Explique o que é análise estática de código-fonte (SAST). [valor: 10,00 pontos]
2 Discorra sobre o princípio de funcionamento da SAST. [valor: 10,00 pontos]
3 Explique o que são testes dinâmicos de segurança (DAST). [valor: 10,00 pontos]
4 Discorra sobre o princípio de funcionamento do DAST. [valor: 10,00 pontos]
5 Identifique, justificando, qual análise entre a SAST e o DAST é considerada white box e qual é considerada black box. [valor: 7,50 pontos]



