Texto 1
Hábitos sustentáveis
Hábitos sustentáveis são rotinas de comportamento que visam reduzir os impactos negativos das nossas ações sobre o meio ambiente e a sociedade. Eles envolvem desde escolhas de consumo até práticas de cidadania e solidariedade.
Adotar hábitos sustentáveis é importante para contribuir com o desenvolvimento sustentável, que é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o desenvolvimento sustentável se baseia em três pilares: o econômico, o social e o ambiental.
Ao adotar hábitos sustentáveis no nosso dia a dia, nós podemos economizar recursos naturais, evitar desperdícios, preservar a biodiversidade, melhorar a qualidade de vida, promover a justiça social e fortalecer a
democracia.
Adaptado de: https://registrodiario.com.br/noticia/3246/como-adotar-habitos-sustentaveis-no-seu-dia-a-dia. Acesso em: 30 abr. 2024.
Texto 2
Hábitos sustentáveis estão entre as metas dos brasileiros para 2024
Os brasileiros devem intensificar esforços em prol do meio ambiente em 2024 — 75% dos respondentes de uma pesquisa de opinião afirmam que vão privilegiar o consumo de marcas comprometidas com a sustentabilidade no período. O levantamento, elaborado pelo VTrends, núcleo de pesquisa da operadora Vivo, aponta as ações que a população espera desempenhar neste ano.
Atrás da escolha por marcas ambientalmente corretas, três iniciativas de reciclagem aparecem empatadas em segundo lugar, com cerca de 65% das respostas: separar o lixo orgânico do reciclável, reutilizar produtos e reciclar o lixo eletrônico, como pilhas e aparelhos eletrônicos.
Adaptado de: https://veja.abril.com.br/coluna/radar-economico/habitos-sustentaveis-estao-entre-as-metas-dos-brasileiros-para-2024. Acesso
em: 30 abr. 2024.
Texto 3
Pesquisa mostra que o brasileiro está mais preocupado com o consumo sustentável
A pesquisa da CNI, a Confederação Nacional da Indústria, mapeou o comportamento do consumidor em 2023 em relação a 2022. O número de brasileiros que se preocupam com hábitos sustentáveis sempre ou na maioria das vezes aumentou de 74% para 81%. Em um ano, o percentual de brasileiros que tentaram evitar o desperdício de energia subiu de 86% para 89%. Já a separação de lixo para reciclagem caiu de 66% para 65%.
Os que mais se preocupam com a separação do lixo são os idosos (56%). O percentual cai para 34% entre os jovens. E quanto maior a escolaridade, menor o cuidado: 55% dos que se dizem analfabetos ou semianalfabetos separam o lixo sempre: metade entre os que têm ensino fundamental; 45% na turma do ensino médio e 44% no nível superior. Ainda, as mulheres estão mais atentas à reciclagem do que os homens, segundo a pesquisa.
Adaptado de: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/01/30/pesquisa-mostra-que-o-brasileiro-esta-mais-preocupado-com-o-consumo
sustentavel.ghtml. Acesso em: 30 abr. 2024.
A partir da leitura dos Textos 1, 2 e 3, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema “Impactos da adoção de hábitos sustentáveis na vida dos brasileiros”. Organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa dos seus pontos de vista.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
Mudanças climáticas tornam eventos extremos mais frequentes
O coordenador geral de Operações e Modelagem do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Seluchi, alerta que as mudanças climáticas estão tornando eventos extremos mais frequentes […]. “Os eventos extremos não podem ser atribuídos, cada um individualmente, às mudanças climáticas, mas o que pode ser atribuído às mudanças climáticas é o aumento da frequência deles. […] Nos últimos anos, os eventos climáticos extremos estão se tornando mais frequentes. As mudanças climáticas influenciam de alguma forma tanto na intensidade quanto na frequência de ocorrências”, disse Seluchi…
Brasileiros têm maior dificuldade em identificar notícias falsas
O Brasil foi o país com o pior desempenho em uma pesquisa que mediu a capacidade das pessoas em identificar notícias falsas. O estudo foi realizado pela OCDE, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, com pouco mais de 40 mil pessoas, em 21 países, entre eles, Brasil, Colômbia, Finlândia, Itália, Japão, Portugal e Estados Unidos. Na avaliação, os participantes interagiram com conteúdos verdadeiros e falsos em uma interface semelhante a uma rede social.
A Austrália foi o país com maior habilidade em identificar falsos conteúdos, com quase 90% de êxito nos questionários aplicados. De acordo com a OCDE, a percepção …
Texto 1
Uma pesquisa do Atlas da Juventude revelou que 57% dos jovens brasileiros afirmam não gostar de politica ou não se envolverem com o tema, enquanto apenas 9% se consideram ativos politicamente. Esse dado é preocupante, pois a falta de interesse e participação na política afasta os jovens da cidadania e da tomada de decisões públicas.
Disponível em: https://www.politize.com.br/
Texto 2
A participação de jovens nas decisões políticas está diretamente ligada à educação sobre seus direitos e deveres, além do entendimento do funcionamento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Programas como a Escola de Liderança para Men…



