Texto 1
Mudanças climáticas tornam eventos extremos mais frequentes
O coordenador geral de Operações e Modelagem do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Seluchi, alerta que as mudanças climáticas estão tornando eventos extremos mais frequentes […]. “Os eventos extremos não podem ser atribuídos, cada um individualmente, às mudanças climáticas, mas o que pode ser atribuído às mudanças climáticas é o aumento da frequência deles. […] Nos últimos anos, os eventos climáticos extremos estão se tornando mais frequentes. As mudanças climáticas influenciam de alguma forma tanto na intensidade quanto na frequência de ocorrências”, disse Seluchi.
Outro ponto abordado por Seluchi é que o Oceano Atlântico está consideravelmente mais quente que o normal. “Quando uma área oceânica tão extensa está mais quente do que o normal, isso responde a um aquecimento
generalizado e pode ter a ver com mudanças climáticas, que aumentam a temperatura da atmosfera e dos oceanos”. Segundo o pesquisador, um oceano mais quente evapora mais umidade, e é provável que o volume de chuva que está sendo previsto tenha influência da temperatura do oceano. “A chuva provavelmente seria menor se o oceano estivesse normal ou mais frio que o normal”, diz.
Adaptado de: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-03/mudancas-climaticas-tornam-eventos-extremos-mais-frequentes. Acesso
em: 2 maio 2024.
Texto 2
61% dos brasileiros acreditam que precisarão se mudar nos próximos anos por conta das mudanças climáticas, aponta estudo
No Brasil, 61% da população acredita que, nos próximos 25 anos, precisará se mudar da região onde vive por causa do impacto das mudanças climáticas. O país ocupa o 2º lugar em um ranking mundial formado pelos 31 países que participaram do levantamento “Visões Globais Sobre As Mudanças Climáticas” (Global Views On Climate Change), realizado pelo Ipsos. A pesquisa foi produzida para a Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 28), que terminou em dezembro.
[…]
Aproximadamente 1.000 pessoas foram ouvidas na pesquisa realizada no Brasil. 79% delas afirmaram que já sentem atualmente um efeito severo das mudanças climáticas onde vivem. […] A visão sobre o futuro do clima no planeta é pessimista. 85% dos brasileiros entrevistados acham que os impactos das mudanças climáticas no país serão ainda mais intensos nos próximos 10 anos.
Adaptado de: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2024/01/21/61percent-dos-brasileiros-acreditam-que-precisarao-se-mudar-nos
proximos-anos-por-conta-das-mudancas-climaticas-aponta-estudo.ghtml. Acesso em: 2 maio 2024.
Texto 3

A partir da leitura dos Textos 1, 2 e 3, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema “Desafios para combater os efeitos das mudanças climáticas no Brasil”. Organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa dos seus pontos de vista.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
Uma pesquisa do Atlas da Juventude revelou que 57% dos jovens brasileiros afirmam não gostar de politica ou não se envolverem com o tema, enquanto apenas 9% se consideram ativos politicamente. Esse dado é preocupante, pois a falta de interesse e participação na política afasta os jovens da cidadania e da tomada de decisões públicas.
Disponível em: https://www.politize.com.br/
Texto 2
A participação de jovens nas decisões políticas está diretamente ligada à educação sobre seus direitos e deveres, além do entendimento do funcionamento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Programas como a Escola de Liderança para Men…
TEXTO 1
O que é “Sustentabilidade” (turismo sustentável)?
Entende-se o Turismo Sustentável como sendo uma orientação geral, e não uma forma de turismo ou um segmento de mercado específico. Ele visa à satisfação das necessidades socioeconômicas nas regiões receptoras e dos visitantes, através do cuidado e do respeito aos aspectos culturais, à integridade dos ambientes naturais e à diversidade biológica, de modo que este patrimônio seja mantido para as gerações futuras.
Adaptado de: https://paineis.turismo.gov.br/sense/app/6c7ee682-c424-4b78-b98a-5bf04e66309f/sheet/5589e238-576d-417c-a1a4-be6ec0087667/state/analysis. Acesso em: 2 dez. 2023.
TEXTO 2
Turismo sustentável
O Turismo Sustentável tem…
O atual modelo de desenvolvimento rural e agrícola do Brasil está passando por uma transição. O grande desafio é superar a dicotomia entre produção e proteção ambiental, por meio da integração dos objetivos e instrumentos das políticas ambientais e agrícolas dentro do marco geral do desenvolvimento sustentável.
Fazer a transição para o desenvolvimento rural sustentável depende da motivação e construção de consensos, mediados por uma relação democrática e com diálogo entre a política ambiental e as populações rurais. A transição para a sustentabilidade do rural é entendida e conduzida como parte estruturante do projeto de desenvolvimento nacional em curso, cujo objetivo central é assegurar o …



