A necessidade de grandes quantidades de memória e o alto custo da memória principal têm levado ao modelo de sistemas de armazenamento em dois níveis. O compromisso entre velocidade e custo é encontrado por meio do uso de uma pequena quantidade de memória principal (inicialmente até 640 kbytes em microcomputadores do tipo IBM-PC usando sistema operacional DOS) e de uma memória secundária muito maior (vários milhões de bytes).
Como apenas a informação que está na memória principal pode ser acessada diretamente, a organização do fluxo de informação entre as memórias primária e secundária é extremamente importante. A organização desse fluxo pode ser realizada utilizando-se um mecanismo simples e elegante para transformar o endereço usado pelo programador na correspondente localização física de memória. O ponto crucial é a distinção entre espaço de endereçamento — endereços usados pelo programador — e espaço de memória — localizações de memória no computador. O espaço de endereçamento N e o espaço de memória M pode ser visto como um mapeamento de endereços do tipo f:N -> M.
O mapeamento de endereços permite ao programador usar um espaço de endereçamento que pode ser maior que o espaço de memória primária disponível. Em outras palavras, o programador enxerga uma memória virtual cujas características diferem das características da memória primária.
Nivio Ziviani, Projeto de Algoritmos com implementações em C e em Pascal,
4ª edição, Editora Pioneira
Redija texto dissertativo abordando o conceito de sistemas operacionais e memória virtual. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- Memória virtual;
- Deadlock; e
- Política de escalonamento.
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1. Mínimo
2. Máximo
3. Média
4. f(Média), em que
f(n)=3+f(n-2)+f(n-1), quando n>=10
f(n)=1, quando n<10
Dados:
Utilize a linguagem de programação que desejar, dando maior importância à lógica do algoritmo. No entanto, não utilize funções de bibliotecas específicas, como cálculo da média em vetores. Desenvolva seu próprio raciocínio para o cálculo dos elementos solicitados.
Suponha que o vetor já esteja em memória, não sendo necessário, portanto, realizar a leitura dos números.
Instruções a serem seguidas na construção das respostas:
Para responder aos itens desta questão, escreva, apenas, o código completo das classes Jogador e GerenteJogo. Isso inclui o código apresentado no enunciado e o código que fará parte da resposta que deve ser escrita (escreva esse código).
É possível acrescentar o código que quiser nas classes Jogador e GerenteJogo, mas não é permitido suprimir nem modificar as variáveis de instância que fazem parte do código do enunciado. Não é permitido, também, modificar as interfaces
Observado e Observador nem acrescentar ao código do enunciado novas classes e/ou interfaces.
Uma empresa disponibiliza um site na Web em que grupos de 3 a 6 pessoas pode…
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