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Q358270 | Administração Geral e Pública
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Órgao: MPOG - Ministério do Planejamento
Cargo: Analista de Planejamento e Orçamento - MPOG

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Um jornal de grande circulação noticiou que uma fabricante de aviões brasileira está planejando desenvolver um novo jato para competir diretamente com os modelos mais vendidos de duas grandes fabricantes de aviões do mercado internacional. Contudo, a fabricante brasileira rebateu a notícia, afirmando não ter planos para um grande ciclo de gastos.

Segundo a notícia, a fabricante brasileira, que é a terceira maior do mundo no ramo aeronáutico, estaria explorando opções para um novo jato de fuselagem estreita, para sair de seu nicho regional e “competir de frente” na parte mais movimentada do mercado. Estudos internos identificaram que ela possui conhecimento tecnológico e capacidade de fabricação para desenvolver um corpo esguio de próxima geração, que seria o primeiro nesse segmento maior, afirmou a reportagem, citando um porta-voz da empresa: “Certamente a empresa tem capacidade para desenvolver uma nova aeronave de fuselagem estreita. No entanto, temos um portfólio jovem e de muito sucesso em produtos desenvolvidos nos últimos anos e estamos realmente focados em vender esses produtos e tornar a empresa maior e mais forte. Não temos nenhum plano para um ciclo considerável de investimentos neste momento”.

A referida empresa brasileira compete no mercado de jatos regionais com jatos com capacidade para 90 a 120 passageiros, abaixo do mercado de mais de 150 assentos, dominado pelo duopólio transatlântico de jatos MAX e A320neo, e no qual a China entrou recentemente com seu C919.

O principal concorrente da empresa brasileira no mercado de jatos regionais é um modelo de 110 a 130 assentos, que uma empresa estadunidense comprou, em 2018, de uma empresa canadense, depois que esta abandonou os planos de competir no segmento inferior do mercado de jatos.

Com referência à situação hipotética precedente, discorra sobre o contexto competitivo retratado, apontando uma alternativa estratégica que seria conveniente a fabricante brasileira adotar de acordo com a matriz produto-mercado de Ansoff. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:

1 análise SWOT da empresa; [valor: 10,00 pontos]

2 proposta de uma alternativa estratégica para a empresa, entre as possíveis conforme os quadrantes da matriz produto-mercado de Ansoff [valor: 8,00 pontos], e justificativa da proposta a partir da análise SWOT empreendida [valor: 10,50 pontos].


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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