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Q354682 | Contabilidade Geral
Banca: Instituto AOCPVer cursos
Ano: 2022
Órgao: TJDFT - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
Cargo: Administrador

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Um gerente de certa organização recebeu os resultados de uma pesquisa sobre percepções e expectativas no trabalho realizada com a sua equipe. A pesquisa foi feita pela área de recursos humanos, devido aos sinais de forte desmotivação e falta de empenho da equipe na realização do trabalho. Os resultados da pesquisa indicaram que os funcionários:

i) acreditam que, embora se esforcem, as metas não serão alcançadas;

ii) percebem que há diferenças significativas na sua remuneração em relação à de funcionários de outras áreas, embora desempenhem tarefas semelhantes e tenham formação equivalente;

iii) consideram que não têm autonomia para realizar o trabalho;

iv) consideram que seu trabalho é pouco relevante para a empresa.

A partir do exposto, discorra sobre os itens a seguir.

a) comente sucintamente o item i dos resultados da pesquisa, com base na Teoria da Expectativa (de Victor Vroom);

b) comente sucintamente o item ii dos resultados da pesquisa, com base na Teoria da Equidade/Justiça Organizacional;

c) com base no Modelo de Caraterísticas de Trabalho (MCT), aponte duas iniciativas adequadas para estimular a motivação dos membros da equipe, indicando a qual item dos resultados da pesquisa a iniciativa se aplica (item iii ou item iv).

Esta questão foi adaptada para 15 linhas. Banca original: FGV

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaContabilidade Geral
BancaInstituto AOCP

Uma sociedade empresária deseja desenvolver um ativo intangível para utilizar em seus negócios. O tempo total de pesquisa e de desenvolvimento foi estimado em 4 anos, sendo o primeiro dedicado à pesquisa e o restante ao desenvolvimento. A fase de pesquisa tem início em 01/01/X0.

Em relação ao reconhecimento do ativo intangível gerado internamente, responda aos itens a seguir.
a) Identifique e explique o reconhecimento contábil dos gastos na fase de pesquisa.
b) Identifique e explique o reconhecimento contábil dos gastos na fase de desenvolvimento.
c) Apresente cinco aspectos que devem ser apresentados pela entidade para que haja reconhecimento do ativo intangível na fase de desenvolvimento.

A entidade DEF, em X1, iniciou o desenvolvimento de um projeto de pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de criar uma nova fórmula de remédio para combater determinadas doenças.

Obteve-se as seguintes informações a respeito desse projeto e de seus gastos:

– Em X1, foram gastos R$ 50.000,00, que se referiam a fase inicial de pesquisa.

– Em X2, foram gastos R$ 90.000,00, que se referiam ao início da fase de desenvolvimento, mas sem a capacidade de indicar se a nova fórmula de remédio geraria benefícios econômicos.

– Em X3, foram gastos R$ 110.000,00, demonstrou-se que o projeto era viável tecnicamente, mas sem a capacidade de indicar a viabilidade econômica.

– Em X4,…

Em 31/12/X0, as Cias Alfa e Beta apresentavam os seguintes balanços patrimoniais:

Em maio de X1, a Cia Alfa comprou todo o estoque da Cia Beta por R$30.000, a prazo. Em julho de X1, a Cia Alfa vendeu 50% do estoque para terceiros por R$16.000 à vista.

Ainda, em dezembro de X1, a Cia Alfa comprou o terreno da Cia Beta por R$18.000 à vista.

Pede-se apresentar, desconsiderando a incidência de impostos:

  1. O resultado com equivalência patrimonial da Cia Alfa, contabilizado na Demonstração do Resultado do exercício em 31/12/X1.
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