A autenticação multifator, que combina dois ou mais elementos de autenticação para usuários de serviços digitais é uma estratégia importante de segurança da informação para a proteção de dados e sistemas. A adoção desse tipo de autenticação requer abordagens técnicas sofisticadas, além de demandar atenção a aspectos culturais, dada a sua complexidade operacional.
Considerando que as informações precedentes tenham caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do papel que a autenticação multifator pode desempenhar no contexto de serviços online do setor público brasileiro. Ao elaborar seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Discorra sobre três maneiras por meio das quais a autenticação multifator pode colaborar para a prevenção contra fraudes nos serviços online internos e externos do setor público brasileiro; [valor: 13,00 pontos]
2 Indique, com a devida explicação, duas desvantagens operacionais e(ou) técnicas da adoção de autenticação multifator, excluída a complexidade para os usuários; [valor: 12,00 pontos]
3 Cite três medidas que possam ser adotadas para a redução do impacto da complexidade do uso de autenticação multifator para os usuários internos, no contexto de uma organização pública. [valor: 13,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A criptografia é um método de segurança que usa algoritmos para proteger informações, transformando-as em um código secreto que só pode ser desbloqueado com uma chave digital. A respeito da criptografia no âmbito da segurança da informação, redija um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir.
1 Descreva o funcionamento dos protocolos de criptografia simétrica e assimétrica. [valor: 14,00 pontos]
2 Apresente o conceito de certificado digital e cite dois de seus usos. [valor: 12,00 pontos]
3 Apresente o conceito de algoritmos de hash e mencione seus princípios. [valor: 12,00 pontos]
Brasil vira alvo de ataque DDoS que transforma
roteadores em bots
Por: Da Redação da Abranet – 05/06/2024
O Brasil é um dos principais alvos de ataque do malware CatDDoS, que explora mais de 80 falhas de segurança em softwares de roteadores, equipamentos de rede, entre outros, para se infiltrar nos dispositivos vulneráveis, cooptá-los e transformá-los em bots que conduzem ataques de DDoS (distributed denial-of-service ou ataque de negação em serviço, em português). O alerta é da consultoria de segurança digital, Solo Network.
O malware tem como alvo provedores de serviços em nuvem, serviços de educação, pesquisa científica, transmissão de informações, administração pública, construção …
Uma organização de médio porte atuante no setor financeiro foi vítima de um ataque cibernético que comprometeu dados sensíveis de seus clientes e causou uma paralisação crítica em seus serviços por vários dias. Após a análise preliminar do incidente, constatou-se que oataque havia explorado uma vulnerabilidade em uma aplicação web interna da organização. Verificou-se que a organização operava com controles de autenticação e autorização básicos, sem gerenciamento estruturado de identidades, e utilizava sistemas variados para autenticação, sem integração com SSO (single sign-on) ou com outros protocolos modernos. As estratégias de mitigação de riscos concentravam-se em ações empíricas isoladas…



