Na vistoria referente à última medição da obra de uma edificação que está em fase final de execução, os seguintes aspectos foram observados.
O quadro elétrico Q1 do primeiro pavimento está apresentando desarmes sucessivos do DR, com origem indefinida, pois ocorrem a partir do uso de diversos circuitos. O engenheiro da contratada pretende trocar esse DR, mas não encontra similar no mercado, por isso sugeriu a substituição provisória do dispositivo por um disjuntor tipo curva B com a mesma quantidade de fases que o DR atual protege.
O quadro Q2 do segundo pavimento está com desligamento do circuito fisicamente mais distante do quadro, o qual alimenta uma máquina de ar-condicionado em 2.640 W/220 V. Esse circuito utiliza fiação de 2,5 mm², disjuntor de 16 A, curva C, monofásico.
Uma das bombas de incêndio, que opera em 3.960 W/220 V, quando acionada, causa a abertura do seu disjuntor de 20 A, curva B, monofásico. As bombas são alimentadas pelo quadro QINC, localizado no subsolo da edificação, e o circuito utiliza fiação de 4 mm² de bitola para fase e neutro.
Não foi encontrada cordoalha de equipotencialização nas eletrocalhas metálicas que estão distribuindo os circuitos pelos pavimentos. O engenheiro da contratada afirmou que a cordoalha era dispensável nesse caso, porque que as eletrocalhas já estão em contato com os quadros de distribuição, os quais estão ligados aos barramentos de equipotencialização do respectivo pavimento.
Como esses aspectos foram detectados na última medição, trata-se de serviços que ainda não foram pagos à contratada. A contratada alega que os serviços foram realizados e, por isso, solicita a medição integral dos itens, alegando que os problemas identificados fazem parte da garantia. Assim, a contratada oficiou o contratante tanto para o pagamento da última medição, quanto para que seja realizado o recebimento provisório da obra.
Na tabela a seguir, são apresentadas características da fiação elétrica utilizada na obra.
| condutores de cobre | |
| área de seção (mm²) | corrente (A) |
| 2,5 | 21 |
| 4,0 | 28 |
| 6,0 | 36 |
| 10,0 | 50 |
Tendo como referência as informações apresentadas na situação hipotética e na tabela precedentes, redija um parecer, na qualidade de fiscal da obra, na especialidade de engenharia elétrica. Ao elaborar o seu parecer, atenda, de maneira tecnicamente fundamentada, ao que se pede a seguir.
1 Explique a função do DR em um circuito elétrico e proponha uma metodologia para teste e identificação do problema apresentado pelo quadro Q1. [valor: 8,00 pontos]
2 Indique se a troca do DR sugerida pelo engenheiro da contratada é recomendada pela norma brasileira aplicável às instalações elétricas em questão. [valor: 5,00 pontos]
3 Indique a causa provável do problema encontrado no quadro Q2 e o procedimento correto e economicamente mais eficiente para que não haja mais desarmes do referido disjuntor. [valor: 6,00 pontos]
4 Indique a causa provável do problema encontrado no quadro QINC e o procedimento correto e economicamente mais eficiente para que não haja mais desarmes do disjuntor mencionado. [valor: 6,00 pontos]
5 Analise se está correta a afirmação do engenheiro da contratada em relação à cordoalha de equipotencialização das eletrocalhas. [valor: 5,00 pontos]
6 Indique se as solicitações feitas pela contratada mediante ofício podem ser atendidas, tanto em relação ao pagamento da última medição [valor: 4,00 pontos] quanto em relação ao recebimento provisório da obra. [valor: 4,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A ocorrência natural de descargas atmosféricas requer o uso de sistemas de proteção para preservar a integridade das instalações elétricas prediais, de seus equipamentos e das pessoas, sendo previstas, na norma ABNT:NBR 5419/2015, diretrizes para análise de risco e implantação de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). Nesse contexto, é essencial, para o projeto desses sistemas, conhecer o real efeito do SPDA, sua composição, seus aspectos construtivos e os eventuais estudos de projeto necessários à sua implantação.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito de SPDA. Em seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
Um engenheiro eletricista está projetando um sistema composto por um sensor, cujo sinal é convertido para um nível adequado de tensão por um amplificador operacional, processado em uma central e que, dependendo do valor comparado à tensão de controle, aciona um motor de indução que coloca em movimento o restante do sistema. Para o circuito do amplificador, é necessário garantir ganho controlado e resposta linear. Por exigência da concessionária de energia, a partida do motor não pode ser direta.
Tendo como referência a situação-problema apresentada, redija um texto dissertativo que atenda ao que se pede a seguir.
1 Considerando-se o amplificador operacional como ideal, discorra sobre suas ca…
A fim de se aprimorar a eficiência energética e de se reduzir o faturamento das instalações elétricas industriais, diferentes estratégias podem ser adotadas, como, por exemplo, a substituição de equipamentos de baixo rendimento, a conexão de unidades de geração de energia elétrica com fontes renováveis e, inclusive, a alteração da mudança da rotina operacional. Nesse sentido, uma das opções mais bem aceitas é a instalação de bancos de capacitores, pois eles atuam diretamente no aumento do fator de potência da instalação. Uma opção alternativa para esta finalidade é a inclusão de motores síncronos, capazes de contribuir positivamente no quesito da potência reativa, além de permitir o acioname…



