sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q352344 | Engenharia Elétrica e Eletrônica
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Órgao: CNJ - Conselho Nacional de Justiça
Cargo: Analista Judiciário - CNJ

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Na vistoria referente à última medição da obra de uma edificação que está em fase final de execução, os seguintes aspectos foram observados.

 O quadro elétrico Q1 do primeiro pavimento está apresentando desarmes sucessivos do DR, com origem indefinida, pois ocorrem a partir do uso de diversos circuitos. O engenheiro da contratada pretende trocar esse DR, mas não encontra similar no mercado, por isso sugeriu a substituição provisória do dispositivo por um disjuntor tipo curva B com a mesma quantidade de fases que o DR atual protege.

 O quadro Q2 do segundo pavimento está com desligamento do circuito fisicamente mais distante do quadro, o qual alimenta uma máquina de ar-condicionado em 2.640 W/220 V. Esse circuito utiliza fiação de 2,5 mm², disjuntor de 16 A, curva C, monofásico.

 Uma das bombas de incêndio, que opera em 3.960 W/220 V, quando acionada, causa a abertura do seu disjuntor de 20 A, curva B, monofásico. As bombas são alimentadas pelo quadro QINC, localizado no subsolo da edificação, e o circuito utiliza fiação de 4 mm² de bitola para fase e neutro.

 Não foi encontrada cordoalha de equipotencialização nas eletrocalhas metálicas que estão distribuindo os circuitos pelos pavimentos. O engenheiro da contratada afirmou que a cordoalha era dispensável nesse caso, porque que as eletrocalhas já estão em contato com os quadros de distribuição, os quais estão ligados aos barramentos de equipotencialização do respectivo pavimento.

Como esses aspectos foram detectados na última medição, trata-se de serviços que ainda não foram pagos à contratada. A contratada alega que os serviços foram realizados e, por isso, solicita a medição integral dos itens, alegando que os problemas identificados fazem parte da garantia. Assim, a contratada oficiou o contratante tanto para o pagamento da última medição, quanto para que seja realizado o recebimento provisório da obra.

Na tabela a seguir, são apresentadas características da fiação elétrica utilizada na obra.

condutores de cobre
área de seção (mm²) corrente (A)
2,5 21
4,0 28
6,0 36
10,0 50

Tendo como referência as informações apresentadas na situação hipotética e na tabela precedentes, redija um parecer, na qualidade de fiscal da obra, na especialidade de engenharia elétrica. Ao elaborar o seu parecer, atenda, de maneira tecnicamente fundamentada, ao que se pede a seguir.

1 Explique a função do DR em um circuito elétrico e proponha uma metodologia para teste e identificação do problema apresentado pelo quadro Q1. [valor: 8,00 pontos]

2 Indique se a troca do DR sugerida pelo engenheiro da contratada é recomendada pela norma brasileira aplicável às instalações elétricas em questão. [valor: 5,00 pontos]

3 Indique a causa provável do problema encontrado no quadro Q2 e o procedimento correto e economicamente mais eficiente para que não haja mais desarmes do referido disjuntor. [valor: 6,00 pontos]

4 Indique a causa provável do problema encontrado no quadro QINC e o procedimento correto e economicamente mais eficiente para que não haja mais desarmes do disjuntor mencionado. [valor: 6,00 pontos]

5 Analise se está correta a afirmação do engenheiro da contratada em relação à cordoalha de equipotencialização das eletrocalhas. [valor: 5,00 pontos]

6 Indique se as solicitações feitas pela contratada mediante ofício podem ser atendidas, tanto em relação ao pagamento da última medição [valor: 4,00 pontos] quanto em relação ao recebimento provisório da obra. [valor: 4,00 pontos]


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaEngenharia Elétrica e Eletrônica
BancaCebraspe (Cespe)

Uma empresa foi contratada para realizar a troca dos quadros de alimentação de duas bombas de incêndio, para que pudessem operar mesmo se a edificação fosse desligada pelos bombeiros em caso de sinistro. O projeto previa a instalação de condutores de 4 mm² para alimentar as bombas, e disjuntores curva C de 20 A, trifásicos. Para a primeira bomba, a empresa utilizou cabos de 6 mm² e três disjuntores monofásicos curva C de 20 A. A segunda bomba foi instalada com cabos de 4 mm² e um disjuntor tripolar curva B de 20 A. Foi encaminhado pela empresa o pedido para medição desses itens. A planilha da obra contém cabos de 4 mm² e 6 mm², mas somente disjuntores do tipo curva C, tanto monofásicos quant…

Com base na figura acima, que ilustra o circuito de uma fonte de alimentação linear, elabore um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir.

1 Descreva a função do transformador, bem como o cálculo e o resultado da tensão de pico no secundário do transformador. [valor: 2,50 pontos]

2 Aborde, resumidamente, a função da ponte retificadora em conjunto com o capacitor C1, descrevendo qualitativamente a tensão de saída esperada entre os terminais do capacitor C1. [valor: 4,00 pontos]

3 Descreva o cálculo aproximado da tensão máxima nos terminais do capacitor C1 e comente sobre a presença, ou não, de tensão de ripple. [valor: 3,00 pontos]

Em um projeto do circuito de ignição do airbag de automóveis, será utilizado o esquema ilustrado a seguir. Considere que, para o tempo t < 0, a chave encontra-se na posição A; se um automóvel colide, em t = 0 um pêndulo gera contato com um relê, o qual comuta a chave para a posição B, alimentando, então, o restante do circuito; o airbag deve ser acionado em tempo inferior a 0,1 segundo após a comutação da c h ave, a fim de que o airbag seja inflado; a energia dissipada em R, cuja resistência equivale a 4 Ω, deverá ser, pelo menos, igual a 1 J; para t ≥≥ 0, a resposta do circuito deverá ser subamortecida.

Com base na situação hipotética apresentada, redija, no papel de engenheiro eletrôni…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários