Arquitetura é universal. Só porque estou aqui não significa que eu produzo arquitetura brasileira. Eu olho ao redor, aproveito os recursos disponíveis, os materiais; reconheço o clima e assim vai. Ser arquiteto é uma questão de conhecimento — você explora o lugar e interpreta como responder a uma situação e um terreno particular. Arquitetura sempre foi e tem sido sobre técnica, arte e ciência. Se você não sabe ler ou escrever, você não pode inventar um poema. Você tem que saber essas ferramentas básicas. Tudo está em extrair conhecimento de disciplinas como história, antropologia, geologia, mecânica estrutural, construção, projeto, desenho e por aí vai, com interpretação espacial, que é chamada de arquitetura. É uma forma peculiar de conhecimento, não é a forma pela forma. É sobre metodologia.
Paulo Mendes da Rocha. Entrevista para Vladimir Belogolovsky. Agosto/2015.
Internet: <www.archdaily.com.br> (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto precedente tem carácter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito de projetos de arquitetura para edifícios. Em seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Discorra sobre a importância dos conhecimentos teóricos e da história da arquitetura no processo de elaboração do projeto arquitetônico. [valor: 3,00 pontos]
2 Mencione as informações necessárias à elaboração de um diagnóstico do objeto a ser projetado. [valor: 3,00 pontos]
3 Defina programa de necessidades, indicando seu objetivo e as informações que ele deve conter. [valor: 4,00 pontos]
4 Explique o que é um estudo preliminar e cite suas formas convencionais de expressão e representação. [valor: 4,00 pontos]
5 Com base nas variáveis que integram o projeto de arquitetura, comente as seguintes afirmativas: “a forma segue a função” (Louis Sullivan); “quando uma forma cria beleza, tem na beleza sua própria justificativa” (Oscar Niemeyer); “a beleza é o auge da funcionalidade” (Álvaro Siza). [valor: 5,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Os espaços livres possuem enorme importância para as cidades – em que pese serem frequentemente mal tratados pelos agentes públicos e privados, seja como espaços do cotidiano, seja como lugar de convivência nas mais diversas escalas, seja como lócus preferencial das manifestações políticas e de tantas outras práticas sociais. Os espaços livres, privados ou públicos, são os principais elementos capazes de prestar serviços ambientais no meio urbano.
Eugenio Fernandes Queiroga. Da relevância pública dos espaços livres: um
estudo sobre metrópoles e capitais brasileiras. In: Revista do Instituto de Estudos
Brasileiros, São Paulo, n.º 58, jun./2014, p. 105-132 (com adaptações).
1.º Conquanto…
Arquitetura é universal. Só porque estou aqui não significa que eu produzo arquitetura brasileira. Eu olho ao redor, aproveito os recursos disponíveis, os materiais; reconheço o clima e assim vai. Ser arquiteto é uma questão de conhecimento — você explora o lugar e interpreta como responder a uma situação e um terreno particular. Arquitetura sempre foi e tem sido sobre técnica, arte e ciência. Se você não sabe ler ou escrever, você não pode inventar um poema. Você tem que saber essas ferramentas básicas. Tudo está em extrair conhecimento de disciplinas como história, antropologia, geologia, mecânica estrutural, construção, projeto, desenho e por aí vai, com interpretação espacial, que é cham…
Segundo a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, define-se como pessoa com deficiência o indivíduo que tem impedimentos, de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e que, em interação com diversas barreiras, se sente impedido de se relacionar e de participar do convívio social em condições de igualdade com os demais cidadãos. Dada a necessidade de se garantir uma relação democrática de todos os usuários com o espaço urbano, surge o conceito de desenho universal.
Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto a respeito do desenho universal ou inclusivo, abordando, necessariamente:
1 o conceito de…



