Bancos de dados são coleções organizadas de dados — que se relacionam ou não — cujo objetivo é armazenar informações. A respeito de bancos de dados relacionais, redija um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir.
1 Cite os requisitos para que uma tabela esteja na 3.ª formal normal. [valor: 6,00 pontos]
2 Conceitue chave primária, chave estrangeira, índice cluster e operações CRUD. [valor: 8,00 pontos]
3 Descreva os passos para a implementação física de um relacionamento N:N entre duas tabelas A e B. [valor: 5,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A startup EduMais+, especializada em educação online, oferece cursos personalizados para milhares de alunos no Brasil. Com o crescimento acelerado da base de usuários, a empresa enfrenta gargalos no desempenho e na escalabilidade de seu banco de dados relacional tradicional, que armazena:
- Dados cadastrais dos alunos e professores;
- Conteúdos dos cursos (vídeos, textos, exercícios);
- Registros de atividades dos alunos (acessos, respostas, progresso);
- Relacionamentos entre alunos, colegas de estudo, tutores e mentores;
- Histórico de interações em fóruns e chats.
Para sanar os problemas apontados, a equipe de desenvolvimento decidiu adotar solução baseada em banco de dados NoSQL usando, para tal…
A Alice, acrônimo de Analisador de Licitações, Contratos e Editais, é uma ferramenta desenvolvida pela CGU que analisa diariamente, de forma automatizada, os processos de compras e contratações públicas. Diante de potenciais riscos e inconsistências, dispara alertas para que seja possível atuar de forma preventiva e tempestiva em processos licitatórios publicados.
Atualmente a Alice realiza a análise a partir dos dados do Portal de Compras do Governo Federal (Compras.gov.br), do Portal de Compras do Banco do Brasil (Licitacoes-e), do Portal de Compras da Caixa Econômica Federal (Licitações Caixa), além das dispensas e inexigibilidades publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

A ferrament…
Na figura, está representado um modelo de dados de um sistema de comércio eletrônico.

https://www.gov.br/governodigital/pt-br/governanca-de-dados/cartilha-de-governanca-de-dados-ecossistema-de-dados.pdf
Tendo por contexto os conceitos apresentados no texto e na figura acima, elabore um texto dissertativo a respeito de Data Warehouse, abordando, necessariamente, os seguintes elementos:
- A definição e as principais características de um Data Warehoute [valor: 4,75 pontos].
- Os conceitos de tabela fato e de tabela dimensão e as classificações de cada uma das tabelas indicadas na figura [valor: 4,75 pontos].



