Discorra sobre como os acervos e as exposições em museus de ciência e tecnologia são influenciados pelos modelos de percepção pública da ciência.
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Tomando como pano de fundo os constantes avanços científicos e tecnológicos no mundo contemporâneo, discorra sobre a mudança de procedimentos e as conquistas e ações eficazes que se vêm comprovando com novas práticas de conservação.
O construcionismo, proposto por Seymour Papert, é uma abordagem educacional que enfatiza a construção ativa do conhecimento pelos alunos. Segundo o matemático, que é referência no campo das tecnologias educacionais, “[…] qualquer coisa é simples se a pessoa consegue incorporá-la ao seu arsenal de modelos; caso contrário tudo pode ser extremamente difícil”. Quando aplicado em museus, esse conceito pode transformar a experiência dos visitantes, promovendo uma aprendizagem significativa com uma melhor compreensão dos temas abordados.
Apresente uma proposta de sequência didática para uma oficina no laboratório maker de um museu de ciência e tecnologia sobre instrumentos de medição do tempo…
Na linha estratégica de impacto IV – Popularização da ciência para visar à inclusão social e à sustentabilidade, presente no plano diretor/museológico do Museu de Astronomia e Ciências Afins – Mast, encontra-se o seguinte objetivo estratégico (17): “Redesenhar os espaços de recebimento, acolhimento e circulação no campus do Mast”.
Com base no objetivo acima citado, discorra sobre possibilidades de espaços para o campus do Mast, localizado no Morro de São Januário, em São Cristóvão, que atendam, recebam e acolham diferentes públicos interessados nas atividades de Ciência e Tecnologia oferecidas pelo museu, considerando aspectos sustentáveis e de inclusão social.



