O construcionismo, proposto por Seymour Papert, é uma abordagem educacional que enfatiza a construção ativa do conhecimento pelos alunos. Segundo o matemático, que é referência no campo das tecnologias educacionais, “[…] qualquer coisa é simples se a pessoa consegue incorporá-la ao seu arsenal de modelos; caso contrário tudo pode ser extremamente difícil”. Quando aplicado em museus, esse conceito pode transformar a experiência dos visitantes, promovendo uma aprendizagem significativa com uma melhor compreensão dos temas abordados.
Apresente uma proposta de sequência didática para uma oficina no laboratório maker de um museu de ciência e tecnologia sobre instrumentos de medição do tempo e do espaço adotando uma abordagem construcionista. Elabore a proposta para a duração de duas horas, tendo como público-alvo estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental 2, na faixa etária de 12 a 14 anos. Considere que o laboratório dispõe de impressora 3D, canetas 3D, cortadora a laser e fresadora, materiais de papelaria, além de ferramentas de bricolagem e marcenaria.
Desenvolva o texto considerando os seguintes tópicos:
• descrição e duração das atividades a serem realizadas pelo mediador do museu durante a oficina;
• equipamentos e ferramentas a serem utilizados em cada atividade da oficina;
• descrição das atividades a serem realizadas pelos jovens envolvidos durante a oficina.
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