“A mudança do século e a prosperidade na agricultura do café promovem o enriquecimento das metrópoles, principalmente de São Paulo. Surgem fábricas. Muitos imigrantes da Itália, França e Alemanha vêm trabalhar nas fazendas e indústrias. Sua influência se faz sentir em todos os aspectos da cultura. Na arquitetura pode-se observar que as casas – durante muito tempo com uma feição simples e feitas de taipa – recebem novos desenhos e materiais. A modernização das cidades é simultânea à modernização da arte. Abrem-se diversas salas de cinema no Rio e em São Paulo e surge o primeiro centro brasileiro de produção de filmes: comédias e policiais. O contato com o que acontece na Europa é mais estreito e as influências são imediatas.” (GARCEZ, 2006, p. 104 e 105)
O texto acima fala sobre os primórdios do modernismo no Brasil. Discorra sobre o que foi o movimento modernista, suas características, seus principais representantes e sobre as características de suas obras.
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“O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão. Uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “aproximar” dos objetos cognoscíveis. E esta rigorosidade metódica não tem nada que ver com o discurso “bancário” meramente transferidor do perfil do objeto ou do conteúdo. É exatamente neste sentido que ensinar não se esgota no “tratamento” do objeto ou do conteúdo, superficialmente feito, mas se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível. E essas condições implicam ou exi…
Quando emite sons vocais, em movimentos sonoros ascendentes ou descendentes, o bebê não busca uma afinação coerente com repertório dos sons de sua cultura: ele explora as qualidades desse gesto e vai, à medida que exercita, descobrindo e ampliando novas possibilidades para seu exercício. Aliás, vale lembrar que, durante os primeiros meses de vida, o bebê explora grande quantidade de sons vocais, preparando-se para o exercício da fala, sem limitar se, ainda, aos sons e fonemas presentes em sua língua natal, fato que passa a ocorrer a partir dos oito meses. Muitas crianças de dois a três anos de idade acompanham uma canção com movimentos regulares, seguindo o pulso, sem que isso seja um critér…
“A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca. A cada dia se passam muitas coisas, porém, ao mesmo tempo, quase nada nos acontece. Dir-se-ia que tudo o que se passa está organizado para que nada nos aconteça. Walter Benjamin, em um texto célebre, já observava a pobreza de experiências que caracteriza o nosso mundo. Nunca se passaram tantas coisas, mas a experiência é cada vez mais rara.” (BONDÍA, 2001, p.21)
“Alexander demonstra como a ideia de experiência formulada por Dewey se transformou em nossos dias num adequado conceito de arte. É entretanto, no livro que Alexander publicou em 1987, John Dewey’s theory…



