A síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) caracteriza-se por uma alteração da membrana alvéolo-capilar, sendo causada por uma lesão de natureza inflamatória que determina a formação de edema rico em proteínas, que extravasa para o interior dos alvéolos, levando à insuficiência respiratória aguda. Na fase precoce da SDRA, recomenda-se manter o paciente em posição prona o maior tempo possível, até a estabilização do quadro para então retorná-lo à posição supina e avaliar se existe a necessidade de retorná-lo à prona. Devido as dificuldades encontradas em atender os pacientes que utilizam respiradores mecânicos e ao índice crescente de diagnóstico de SDRA existe uma lista de cuidados de enfermagem para nortear a assistência, tanto na ventilação mecânica quanto aos pacientes submetidos à posição prona (VIANA, TORRE, 2017). Nesse contexto, cite e descreva cinco cuidados de enfermagem com suas respectivas justificativas para os pacientes submetidos à posição prona.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) caracteriza-se por uma alteração da membrana alvéolo-capilar, sendo causada por uma lesão de natureza inflamatória que determina a formação de edema rico em proteínas, que extravasa para o interior dos alvéolos, levando à insuficiência respiratória aguda. Na fase precoce da SDRA, recomenda-se manter o paciente em posição prona o maior tempo possível, até a estabilização do quadro para então retorná-lo à posição supina e avaliar se existe a necessidade de retorná-lo à prona. Devido as dificuldades encontradas em atender os pacientes que utilizam respiradores mecânicos e ao índice crescente de diagnóstico de SDRA existe uma lista de cuidados …
A cicatrização é um processo fisiológico dinâmico que busca restaurar a continuidade dos tecidos. O processo de cicatrização caracteriza-se por 03 fases. Cada fase possui atividades celulares muito específicas, que desencadeiam e impulsionam o processo de reparação tecidual (Manual de padronização de curativos, 2021). É importante que o enfermeiro saiba reconhecer as 03 fases da cicatrização para que possa implementar o cuidado correto com a ferida. Cite os nomes das 03 fases de cicatrização e descreva-as com suas características.
A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, crônica, curável e exclusiva do ser humano. Quando não tratada, evolui para estágios de gravidade variada, podendo acometer diversos órgãos e sistemas do corpo. O Brasil apresenta uma reemergência da doença. Diante disso, os profissionais de saúde devem estar aptos a identificar as manifestações clínicas, conhecer os testes diagnósticos disponíveis, e, principalmente, saber interpretar o resultado do exame para diagnóstico e controle de tratamento (BRASIL, 2022). Sobre a Sífilis, cite a classificação clínica com suas principais manifestações clínicas e seus respectivos esquemas terapêuticos, incluindo a via de administração e local de administra…



