Para o gerenciamento eficaz de obras públicas ou privadas, o gestor deve adotar um ou mais instrumentos de planejamento e acompanhamento de obras. Sabe-se que, dentre esses instrumentos, atualmente se tem utilizado com frequência a Linha de Balanço e a Curva S (custos). Disserte sobre essas duas ferramentas, expondo suas definições, finalidades e aplicações no contexto de gestão de obras (Obs.: durante o embasamento de sua resposta, poderão ser utilizados conceitos, definições, desenhos esquemáticos, legendas etc.).
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Diferencie criticamente o fluxo em massa e o fluxo em funil em silos, enfocando os requisitos de dimensionamento estrutural — geometria e ângulo da tremonha, espessura e material da parede, capacidade volumétrica útil, métodos de cálculo de pressão de projeto — e as suas implicações para a integridade do silo e do produto armazenado.
A avaliação de bens, de seus frutos e direitos é uma análise técnica para identificar valores, custos ou indicadores de viabilidade econômica, para um determinado objetivo, finalidade e data, consideradas determinadas premissas, ressalvas e condições limitantes claramente explicitadas.
Em relação à avaliação de bens, a NBR 14.653/2019 traz conceitos relevantes para a temática, além de técnicas utilizadas em sua aplicação.
Nesse contexto, aborde os seguintes tópicos em seu texto:
- Métodos para identificar o valor de um bem, de seus frutos e direitos;
- Métodos para identificar o custo de um bem;
- Definição de depreciação, decrepitude, deterioração, mutilação e obsoletismo.
A Lei nº 14.133/2021 estabeleceu regras e critérios para a elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia. O art. 23, § 2º, assim estabelece:
“Art. 23, § 2º No processo licitatório para contratação de obras e serviços de engenharia, conforme regulamento, o valor estimado, acrescido do percentual de Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) de referência e dos Encargos Sociais (ES) cabíveis, será definido por meio da utilização de parâmetros na seguinte ordem:
I – composição de custos unitários menores ou iguais à mediana do item correspondente do Sistema de Custos Referenciais de Obras (Sicro), para serviços e obras de infraestrutura de transportes, ou do Sistema N…



