o AEE pode ser caracterizado por um conjunto de atividades, de recursos pedagógicos e de acessibilidade, bem como de adaptações curriculares de grande e de pequeno porte. Essas ações podem ser realizadas por pequenos grupos ou individualmente, em turnos contrários da escolarização. Em relação aos objetivos do AEE o Decreto n° 7.611 (BRASIL, 2011) dispõe:
Art. 3º São objetivos do atendimento educacional especializado:
I- Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes.
II- Garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular.
III- Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem.
IV- Assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino (Brasil, 2011, p. 2).
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 7.611/11. Dispõe
sobre a educação especial, o atendimento educacional
especializado e dá outras providências. Brasília, 2011.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 28 ago.
2023.
A partir das afirmações expressas no Decreto n. 7.611/11 que dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado, elabore um texto dissertativo abordando os seguintes aspectos:
a) A importância da inclusão de atendimento educacional especializado.
b) A necessidade da formação continuada de professores aptos para esse trabalho.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
“Não quero ouvir desculpas. Quero que você se dirija logo para seu setor de trabalho e me entregue o desenho arquitetônico pronto e acabado, ainda hoje”, gritava o gerente da empresa com seu colaborador da área de projetos, que tinha chegado atrasado. O gerente argumentava em alto e bom tom que não sabia mais o que fazer, pois seus funcionários não compreendiam o que significava cumprimento de horários.
Disserte, abordando sobre o processo de comunicação, apresentando as habilidades e barreiras de comunicação que se fizeram, ou não, presentes na situação descrita acima.
A formação de professores vivencia diversos processos durante a formação e o exercício profissional. Diante disse, descreva os processos de saberes e práticas que envolvem a prática docente, em especial, na formulação dos conhecimentos da formação de professores.
Pesquisas atuais nas áreas da educação, psicologia e neurociência comprovam que o processo de aprendizagem é único e diferente para cada ser humano. Cada indivíduo aprende o que é mais relevante e que faz sentido para si, o que gera conexões cognitivas e emocionais. Nesse contexto, as Metodologias ativas surgem como uma possibilidade de reinvenção das práticas pedagógicas e de atender às necessidades dos estudantes, em meio às demandas da cultura digital. Considerando tais perspectivas, disserte sobre a concepção de ensino e aprendizagem que fundamenta essas metodologias.



