Leia os textos dos seguidores do perfil “Sebastião Salgados” na rede social Instagram, em que é proposta a postagem “Fala: comi um miojo” empregando o estilo de escritores célebres. Baseado nos excertos, discuta a noção de intertextualidade (citação, alusão e plágio) e o desafio de trabalhar o texto literário em sala de aula.
I. “Tão espinhosa quanto a produção de um discurso próprio, a escuta da literatura é como o desafio de qualquer nova experiência. Escamotear essa premissa é cair em substitutivos falsos de facilitação de tarefas que têm sido uma das causas principais do extremo marasmo de quase toda a produção contemporânea (literária ou não). Literatura fácil; teorias fáceis; modos fáceis de leitura – banalidades de um conceito de escola que, em nome de uma pretensa adequação às aspirações do aluno, antecipa o seu desejo e lhe veda o direito aos desafios.” (OSAKABE, Haquira. A desmistificação ou o falseamento da literatura. In: GERALDI, J.W. (org.). O texto na sala de aula. 3ª ed. São Paulo: Editora Ática, 2004.)
II. “A intertextualidade se subdivide em duas formas distintas, embora não excludentes: i) estrita, dada pela copresença (inserção efetiva de um texto em outro) ou pela transformação/derivação de um texto específico ou de partes dele em outro texto; e ii) ampla, dada não pela marca de copresença de um texto específico em outro, mas por uma marcação menos facilmente apreensível, porque mais difusa e relativa a conjuntos de textos: por indícios alusivos à forma composicional de um padrão de gênero; ao estilo de um autor deduzido de vários de seus textos; ou a uma temática particular divulgada por diversos textos. O que dá um caráter amplo a essa intertextualidade é o fato de o diálogo não se dar entre textos individuais e de essa ligação acontecer por mecanismos de alusão a traços de composição de gênero, de estilo de autor ou de tema de textos.” (CAVALCANTE, M; FARIA,M; CARVALHO, A. Sobre intertextualidades estritas e amplas. Revista de Letras, Fortaleza, v. 2, n. 36, p. 7-22, jul./dez. 2017.)


(Fonte das imagens: Perfil @sebastiaosalgados. Instagram. Acesso em: 20/08/2023)
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Redija um texto dissertativo, na modalidade culta da Língua Portuguesa, acerca das atribuições do Professor de Educação Especial, considerando os seguintes tópicos:
I- A formação acadêmica e continuada do Professor da Educação Especial.
II- O uso da sala de recursos multifuncionais.
III- Caminhos para viabilizar a inclusão do espaço escolar.
“Não quero ouvir desculpas. Quero que você se dirija logo para seu setor de trabalho e me entregue o desenho arquitetônico pronto e acabado, ainda hoje”, gritava o gerente da empresa com seu colaborador da área de projetos, que tinha chegado atrasado. O gerente argumentava em alto e bom tom que não sabia mais o que fazer, pois seus funcionários não compreendiam o que significava cumprimento de horários.
Disserte, abordando sobre o processo de comunicação, apresentando as habilidades e barreiras de comunicação que se fizeram, ou não, presentes na situação descrita acima.
A inclusão escolar é um processo necessário para todas os discentes em sala de aula, apresentando caminhos e possibilidades de uma prática pedagógica emancipatória. Para isso, discuta que estratégias devem ser pensadas no intuito de alcançar uma inclusão com todas as crianças.



