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Q341762 | Pedagogia
Banca: VunespVer cursos
Ano: 2023
Órgao: SEDUC SP - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Cargo: Professor
10 linhas

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Considere o texto a seguir para responder à questão.

Pedro é aluno do quinto ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual. Ele vinha cultivando um pequeno canteiro, antes abandonado, no período livre da tarde, com a autorização da diretora. A motivação de Pedro se deu a partir de uma aula de Ciências, na qual a professora Suzana contou às crianças sobre iniciativas de hortas comunitárias que melhoraram os hábitos alimentares de seus participantes. Todo dia, passava em seu canteiro para regar as plantas e apreciar o seu crescimento.

Em uma tarde, Suzana viu Pedro sozinho e aborrecido perto de sua horta. Aproximou-se do menino e perguntou-lhe o que havia acontecido. Pedro narrou uma briga com alguns de seus colegas, que o criticavam por ser muito ciumento com a horta. Segundo as outras crianças, Pedro se via como “dono” do canteiro e não deixava ninguém chegar perto. De birra, um dos meninos arrancou um dos pés de alface da horta.

Suzana, ao mediar o conflito, descobriu que a “bronca” das outras crianças vinha de uma vontade e curiosidade de participar da atividade. Suzana sugeriu a Pedro que convidasse seus colegas para cuidar da horta com ele. Nesse processo, Pedro exerceria um papel de “monitor”, auxiliando os demais com a experiência que havia adquirido.

Tendo como base a perspectiva da Educação Integral apresentada no documento Currículo Paulista, responda:

a) Qual dimensão (ou tipo de competência) é mais marcadamente trabalhada por Suzana junto a seus alunos na mediação do conflito?
b) Avalie a mediação de Suzana a partir da perspectiva de formação integral.


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MatériaPedagogia
BancaVunesp
De acordo com a Orientação Normativa nº 01: “As concepções sobre criança e infância são construções sociais, históricas e culturais que se consolidam nos diferentes contextos nos quais são produzidas e a partir de múltiplas variáveis como etnia, classe social, gênero e condições socioeconômicas das quais as crianças fazem parte”.
Considerando essa premissa, defina de que modo configura-se o conceito de criança/infância nos dias atuais.
(…) a vida na Educação Infantil explicita uma concepção curricular; mas a vida não é o currículo, enquanto organização e sistematização de intenções educacionais e pedagógicas, não pode dar conta do excesso de sentidos, do invisível que há no viver cotidiano (…)
(Orientação Normativa nº 01)
Explique, de acordo com a bibliografia do concurso, o currículo na educação infantil, bem como a relação do trabalho do professor com o Projeto Político-Pedagógico.
A brincadeira proporciona diversos benefícios estimulando capacidades como a memória, a atenção e a imaginação. Por isso, é importante ter intencionalidade no uso de cada espaço e material pedagógico para tornar enriquecedoras as experiências e vivências dos pequenos. Cite e descreva quatro possibilidades de atividades organizadas no espaço das figuras que favoreçam o desenvolvimento da autonomia e o direito ao brinquedo e à brincadeira.

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