Considere o texto a seguir para responder à questão.
Pedro é aluno do quinto ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual. Ele vinha cultivando um pequeno canteiro, antes abandonado, no período livre da tarde, com a autorização da diretora. A motivação de Pedro se deu a partir de uma aula de Ciências, na qual a professora Suzana contou às crianças sobre iniciativas de hortas comunitárias que melhoraram os hábitos alimentares de seus participantes. Todo dia, passava em seu canteiro para regar as plantas e apreciar o seu crescimento.
Em uma tarde, Suzana viu Pedro sozinho e aborrecido perto de sua horta. Aproximou-se do menino e perguntou-lhe o que havia acontecido. Pedro narrou uma briga com alguns de seus colegas, que o criticavam por ser muito ciumento com a horta. Segundo as outras crianças, Pedro se via como “dono” do canteiro e não deixava ninguém chegar perto. De birra, um dos meninos arrancou um dos pés de alface da horta.
Suzana, ao mediar o conflito, descobriu que a “bronca” das outras crianças vinha de uma vontade e curiosidade de participar da atividade. Suzana sugeriu a Pedro que convidasse seus colegas para cuidar da horta com ele. Nesse processo, Pedro exerceria um papel de “monitor”, auxiliando os demais com a experiência que havia adquirido.
Tendo como base a perspectiva da Educação Integral apresentada no documento Currículo Paulista, responda:
a) Qual dimensão (ou tipo de competência) é mais marcadamente trabalhada por Suzana junto a seus alunos na mediação do conflito?
b) Avalie a mediação de Suzana a partir da perspectiva de formação integral.
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