Uma indústria de médio porte tem previsão de ampliação em seu parque de equipamentos e, consequentemente, aumento na carga instalada. Atualmente, o fornecimento de energia elétrica é realizado em tensão secundária de distribuição, mas com a instalação do novo maquinário haverá a necessidade de alteração no tipo de fornecimento de energia.
Os novos equipamentos da área fabril a serem instalados são trifásicos e operam em 380 V. As cargas da área fabril atualmente em operação são alimentadas por um sistema trifásico de 220/127 V, mas todos esses equipamentos admitem mudança de tensão para operar em 380/220 V.
As cargas da área administrativa totalizam 27 kVA e já estão conectadas a um quadro de distribuição que opera com tensão de 220/127 V, não havendo possibilidade de alteração na tensão de alimentação.
Cálculos preliminares indicam que após a expansão a indústria contará com carga instalada total de 720 kVA, incluindo área fabril e setor administrativo. A previsão de demanda total da instalação é de 460 kW no horário fora de ponta e de 125 kW no horário de ponta, não existindo previsão de ampliação de carga instalada por, no mínimo, 10 anos. O terreno da indústria conta com espaço suficiente para construção de posto de transformação em poste/plataforma ou cabine em alvenaria, de acordo com o tipo de projeto adotado. Na via pública, onde está situado o terreno da indústria, há rede aérea de distribuição de energia em média tensão (13,8 kV) e baixa tensão (220/127 V) disponível.
Considerando as condições apontadas, apresente uma solução para o sistema de fornecimento de energia dessa indústria, expondo detalhes sobre o tipo de subestação adotado, medição, transformação e todas as proteções, apresentando o dimensionamento da proteção de baixa tensão, conforme a potência do transformador e o diagrama unifilar do sistema proposto. Por fim, apresente a modalidade tarifária e demanda contratada adequada para essa instalação.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



