Um Fiscal de Serviços Públicos acaba de ser contratado para trabalhar na Prefeitura de São Paulo e uma das obras que estão sob sua responsabilidade já está em andamento. O Secretário de Obras questionou o desembolso acumulado desta obra até o momento e pediu para que o Fiscal apurasse se está coerente com o andamento físico-financeiro ponderado pelo orçamento contratual, tendo como base os anexos técnicos que integram a licitação. O Fiscal constatou que, como anexos do Contrato de Construção, estão um orçamento executivo com estruturação analítica e também um cronograma inicial. Em reunião com a construtora contratada, ao questionar sobre os serviços já finalizados e o andamento atual da obra, o Fiscal foi informado de que não existe um cronograma real que reflita a situação de obra atual. Existe um diário de obras atualizado e tudo indica que está sendo elaborado de forma adequada. Sendo assim:
a) Explique, detalhando em etapas, os materiais técnicos que precisam ser elaborados para responder ao questionamento do Secretário de Obras.
b) Na hipótese de ter sido apurado que o desembolso acumulado está consideravelmente maior do que a medição físico-financeira acumulada, um dos possíveis motivos pode estar no fato de terem ocorrido sobrecustos em relação aos custos orçados, para itens já executados ou em execução. Além do possível motivo exposto, descreva pelo menos mais dois motivos que podem ter causado esse desvio.
c) Na hipótese de terem ocorrido sobrecustos em relação ao custo orçado para itens já realizados ou em andamento, descreva duas ações ou procedimentos técnicos que podem ser aplicados para garantir que o custo global da obra permaneça dentro do valor contratado? Ressalta-se que a resposta deve se ater aos aspectos técnicos de engenharia civil.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A preservação do “interesse local” não é um fim em si mesmo; ao contrário, trata-se, como tudo no estado federativo, de um posicionamento estrategicamente construído pela Constituição Federal no sentido de garantir a concretização dos objetivos fundamentais do Estado brasileiro. No caso específico de que tratamos, da ordenação do uso do solo, é a política urbana o veículo por excelência desta tarefa, atribuível ao município, mas a este incumbindo o poder-dever de executá-la de forma a atingir as finalidades do Estado Democrático de Direito.
Considerando as disposições da Lei nº 6.766/1979, que trata do Parcelamento do Solo Urbano, redija um texto dissertativo, no qual você deverá necessariam…
O Departamento de Controle de Uso de Vias Públicas do município de São Paulo está analisando a situação de uma empresa permissionária de uso de espaço de vias públicas. Veja os relatos do órgão.
- A empresa iniciou as obras aprovadas no prazo de 8 (cinco) meses.
- A permissionária realizou obras emergenciais em seus equipamentos, avisando a prefeitura 36 horas depois.
Considerando que a Lei nº 13.614/03 é que rege a permissão, responda aos seguintes questionamentos a respeito da situação hipotética.
- Quais as diretrizes que norteiam esse tipo de permissão? Responda de forma fundamentada.
- Quais as obrigações do permissionário? Há irregularidade? Responda de forma fundamentada.
- Qual o procedimen…
Pardal, Fiscal Municipal de Posturas do Município de São Paulo, foi encarregado de fiscalizar as bancas de jornal e revistas do centro da capital paulista.
Durante sua fiscalização, deparou-se com uma banca de jornal, localizada em frente à porta da Secretaria Municipal de Infraestrutura. A banca possuía cor amarela, seguindo o padrão das construções lindeiras, tinha 3 metros de largura e 5 de comprimento, construída em uma calçada de 4 metros.
A atividades da banca incluíam a venda de jornais, revistas, livros culturais, guias e mapas álbuns e figurinhas etc. Ademais, eram expostas publicações na parte externa da banca, na altura de 1,50 metro. O relato era de que a banca funcionava 7 horas…



