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Q341698 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: VunespVer cursos
Ano: 2023
Órgao: SP Regula - Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo
Cargo: Técnico

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Texto 1

Na lista de prioridades de cada prefeitura no Brasil, é possível encontrar inúmeros desafios, quase sempre igualmente urgentes. São obras de drenagem, reforma de prédios públicos, construção de habitações populares, manutenção de parques e várias outras demandas do dia a dia da cidade, que exigem altas cifras de recurso público. Diante de tantas necessidades, uma alternativa eficiente para garantir a prestação de serviços com alta qualidade é conceder espaços públicos para a iniciativa privada. Na prática, as concessões, em suas mais variadas modelagens, permitem que o Estado delegue a um ente privado uma série de atribuições relacionadas à gestão de um espaço público. Nesse acordo, o poder público consegue garantir que a população tenha acesso ao serviço que deseja, atraindo investimentos que o setor privado tem condições de fazer e permitindo a exploração econômica desse espaço, para uma sustentabilidade financeira a longo prazo. O custo da boa gestão de parques e praças pesa no orçamento dos municípios e é nesse sentido que as concessões podem ser extremamente úteis. Elas conseguem combinar o melhor de dois mundos: reduzem gastos públicos, aumentam a arrecadação de impostos, ao mesmo tempo que garantem à população o acesso a serviços importantes e com qualidade.

(Marcela Trópia. Como as concessões contribuem com a qualidade de vida da população? Disponível em: https://www.estadao.com.br, 08.08.2022. Adaptado)

Texto 2

O governo de São Paulo assinou o contrato de concessão dos parques Villa-Lobos, Candido Portinari e Água Branca, todos na capital paulista, com a iniciativa privada pelos próximos 30 anos. O consórcio será responsável pela manutenção e modernização das estruturas existentes, ampliação da oferta de serviços como alimentação, lazer e estacionamento, além de assumir os custos operacionais, por exemplo, de limpeza e vigilância patrimonial. Segundo o governo paulista, a previsão é a de que nos primeiros seis anos sejam investidos R$ 46,9 milhões, do total de R$ 61,6 milhões obrigatórios. “As parcerias com a iniciativa privada atraem investimentos para a melhoria da infraestrutura das áreas turísticas e de lazer da população. Paralelamente, essas outorgas permitem que o Estado invista nas áreas verdes localizadas em regiões vulneráveis socialmente”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre. O concessionário não poderá cobrar ingresso para entrada nos parques. Em contrapartida, o contrato permite a exploração comercial do local com a locação de imóveis, eventos, além da arrecadação com os quiosques destinados à alimentação.

(Governo de SP assina concessão dos parques Villa-Lobos, Candido Portinari e Água Branca para a iniciativa privada por 30 anos. Disponível em: https://g1.globo.com, 10.08.2022. Adaptado)

Texto 3

A inauguração de uma área de piquenique dentro do Parque Villa-Lobos, com cobrança de R$ 6,8 mil a R$ 26 mil para a realização de festas e encontros particulares, tem gerado polêmica entre os frequentadores do parque, na Zona Oeste de São Paulo. O serviço chamado “Vila Picnic” começou a ser oferecido em meados de agosto pela empresa Cia do Tomate, que investiu cerca de R$ 1,2 milhão para reformar o espaço dentro do parque – que é público, mas foi concedido à iniciativa privada em agosto de 2022. Os frequentadores reclamam que, desde que foi repassado à concessionária Novos Parques Urbanos, o Villa-Lobos começou a receber inúmeros eventos privados com cobrança de ingressos, mas teve pouco investimento e melhoria nos espaços de uso público em geral. “A concessão completou um ano e a empresa sequer reformou e ampliou os banheiros e nem melhorou a sinalização, que eram as demandas urgentíssimas do parque. Eles têm lotado o Villa-Lobos de eventos privados em que a população tem de pagar pelo acesso e não têm investido o prometido para melhoria do local”, disse a presidente da Associação de Amigos de Alto de Pinheiros (SAAP), Maria Helena do Amaral Osorio Bueno. A reportagem do G1 esteve no parque e constatou que a área onde hoje funciona a Vila Picnic, que antes era aberta, agora está totalmente cercada por cordas e tem apenas uma entrada principal aberta durante todo o tempo de funcionamento do parque.

(Rodrigo Rodrigues. Piqueniques privados de até R$ 26 mil no Parque Villa-Lobos geram reclamações de frequentadores. https://g1.globo.com, 16.09.2023. Adaptado)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

Concessão da gestão de parques públicos à iniciativa privada: entre uma manutenção efetiva e a exploração financeira desses espaços.


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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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