Foi encaminhado ao IML uma ossada completa, com remanescentes de partes moles, encontrada em um matagal. Ao exame do crânio, observam-se: solução de continuidade em região occipital esquerda, medindo 15 mm, no exocrânio, e 10 mm, no endocrânio; e outra solução de continuidade em região temporal à direita, de forma irregular, e restos de couro cabeludo com orifício anfractuoso, constatando-se, no periósteo, sujidades e particulado de pólvora incombusta. A polícia informou que existe a suspeita de se tratar de um jovem, do sexo masculino, com 20 anos de idade, que está desaparecido.
Com base nesse relato, responda aos seguintes itens:
1) Caso a ossada seja realmente de pessoa do sexo masculino, de 20 anos de idade, quais características morfológicas qualitativas deve-se esperar encontrar na pelve óssea e como poderá ser estimada a idade da ossada? Justifique sua resposta.
2) As soluções de continuidade do crânio possuíam alguma característica peculiar? Com base nas lesões descritas, indique quais devem ser as principais conclusões.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Discorra sobre o tema “Cifras da Criminalidade”, abordando os seguintes itens:
1. O que são Cifras da Criminalidade.
2. Explique a cifra negra.
3. Explique a cifra dourada.
4. Explique a cifra cinza.
5. Explique a cifra amarela.
6. Explique a cifra verde.
7. Explique a cifra rosa.
Os impactos do crime de sequestro sobre as vítimas podem levá-las a desenvolver diferentes síndromes decorrentes do ato sofrido. Duas dessas síndromes – a de Estocolmo e a de Londres – causam nas vítimas sentimentos contrários com relação aos seus sequestradores.
Neste contexto, defina:
a) A Síndrome de Estocolmo.
b) A Síndrome de Londres.
A identificação do objeto da criminologia é constituída por fatores constitutivos básicos de estudos que foram construídos durante a história evolutiva do saber criminológico.
Neste contexto, considerando a abordagem moderna ou científica, discorra sobre as vertentes do objeto da criminologia.



