sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q341664 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: VunespVer cursos
Ano: 2023
Órgao: SP Regula - Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo
Cargo: Fiscal de Serviços Públicos

A-+=
novo
Salvar em caderno (2)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Texto 1

O Estado de São Paulo registrou nos sete primeiros meses do ano aumento de 102,5% nos atendimentos ambulatoriais e internações causadas pela exposição ao calor, na comparação com o mesmo período de 2022. Foram cinco óbitos no período. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde no dia 22 de setembro de 2023.

(Estadão conteúdo. São Paulo registra cinco mortes e aumento de 102% nos atendimentos por efeitos do calor em 2023. www.cnnbrasil.com.br, 23.09.2023. Adaptado)

Texto 2

Um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC), publicado em 20 de março de 2023, afirma que, apesar do avanço da mudança do clima, ainda há esperança de um “futuro habitável e sustentável para todos” caso o mundo enfrente a crise.

As ações atuais ainda não são suficientes para atingir a meta de manter o aquecimento global no limite de 1,5 ºC em relação aos níveis pré-industriais, como define o Acordo de Paris. Mas a publicação destaca que há medidas eficazes para evitar o colapso climático e problemas como crises na produção de alimentos, inundações, epidemias e incêndios florestais.

Segundo o IPCC, uma das principais ações que os países podem adotar para combater a mudança climática é transformar o setor energético, que, por ser baseado em combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão, hoje é o principal responsável pelas emissões de gases que causam o aquecimento global.

Diversos países têm tomado medidas para substituir esses combustíveis por fontes de energia limpa. Entre eles, estão a China, que construiu o maior parque solar do mundo na província de Qinghai, em 2020, e a Índia, que criou o chamado Integrated Renewable Energy Project (projeto de energia renovável integrada, em tradução livre), iniciativa ainda em construção que combina energia eólica, solar e hidrelétrica.

Iniciativas desse tipo também existem no Brasil. Enquanto, na Amazônia, comunidades até então sem acesso à energia elétrica têm se beneficiado da construção de painéis solares, no semiárido nordestino está em discussão, numa parceria entre governo e organizações da sociedade civil, a integração entre parques eólicos e solares, que operariam em complementaridade com os reservatórios da bacia do São Francisco.

(Mariana Vick. O que é combate à crise climática na prática, em 6 áreas. www.nexojornal.com.br, 23.03.2023. Adaptado)

Texto 3

A preocupação com a sustentabilidade virou assunto popular. “Todo mundo defende desenvolvimento sustentável, quem não defende é louco. Mas comecei a me perguntar: como uma sociedade tão fraturada e desigual, e ao mesmo tempo tão diversa, poderia construir um consenso?”, questiona a pesquisadora Maria das Graças e Silva, professora do departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em sua tese de doutorado, ela investigou a relação entre o capitalismo e a sustentabilidade. E concluiu que não há como conciliar um desenvolvimento de fato sustentável com um modelo econômico baseado na necessidade de exploração de recursos – humanos e ambientais – para expansão infinita.

Assim como Silva, cientistas mundo afora vêm debatendo a questão. “Existem falhas fundamentais no capitalismo e na economia de mercado que precisamos encarar para fazer a sustentabilidade funcionar”, aponta o economista John Ikerd, professor emérito da Universidade de Missouri, nos EUA, e especialista em agricultura e sustentabilidade. “O que temos feito globalmente até agora é priorizar a economia, comprometendo valores sociais e a relação com a natureza para maximizar o crescimento econômico.”.

(Marília Marasciulo. Será possível enfrentar a crise climática com o modelo capitalista?. https://revistagalileu.globo.com, 07.06.2022. Adaptado)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

É possível conciliar a sustentabilidade com o desenvolvimento econômico?


loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

2 alunos compartilharam redações com notas superiores a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAtualidades e Conhecimentos Gerais
BancaVunesp

Texto 1

Os Modelos de Linguagem de Grande Escala (Large Language Models ou LLMs) são um tipo de modelo de Inteligência Artificial (IA) criado para entender e gerar textos. Esses modelos são treinados em grandes volumes de dados da internet, aprendendo padrões sobre como as palavras e frases são comumente usadas juntas. O ChapGPT é um exemplo de LLMs.

(Data Science Academy. “O que são Large Language Models (LLMs)”. https://blog.dsacademy.com.br, 19.06.2023. Adaptado.)

Texto 2

Roberto Pearl, professor da Escola de Medicina de Stanford e ex-diretor da Kaiser Permanente, grupo de médicos dos Estados Unidos com mais de 12 milhões de pacientes, defendeu o uso do ChatGPT por parte dos profissionais…

TexTo 1

TexTo 2

O número de mães solo, aquelas que cuidam sozinhas de seus filhos, aumentou 17,8% na última década, passando de 9,6 milhões em 2012 para 11,3 milhões em 2022. Esta situação gera ainda mais dificuldades para o ingresso dessas mulheres no mercado de trabalho. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O estudo indica que a maior parte dessas mães, pouco mais de 70%, vive apenas com seus filhos, é formada por mulheres negras, com baixa escolaridade, e está no Norte e Nordeste do país.

Janaína Feijó, responsável pelo estudo, resume a dificuldade enfrentada por essas mães: “essa mãe praticamente não tem com quem contar, não tem uma rede de ap…

TexTo 1

TexTo 2

Um recente relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) revela uma probabilidade de 80% de que a temperatura média global anual exceda temporariamente em 1,5 ºC os níveis de temperatura pré-industriais durante pelo menos um dos próximos cinco anos. Essa probabilidade era próxima de zero em 2015, quando foi firmado o Acordo de Paris, mas tem aumentado constantemente desde então, em um claro sinal de que o mundo não está conseguindo agir com a rapidez e a eficácia necessárias para combater a crise climática.

(www.wwf.org.br, 05.06.2024. Adaptado.)

TexTo 3

Diante de eventos climáticos extremos, como as ondas de calor recentes e as enchentes que vitimizaram milhares de f…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários