sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q341646 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: VunespVer cursos
Ano: 2023
Órgao: UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo
Cargo: Supervisor de Ensino

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Texto 1

Com a popularidade dos smartphones, a rede social Instagram, outrora de acesso exclusivo por meio do celular e ainda com uma interface pensada para este ambiente, se destaca. Ela é, em 2022, a terceira mais acessada no país, com mais de 120 milhões de usuários, e mostrar a vida ali é tão importante que o que pode ficar bem e valorizar o mural de fotos e vídeos pessoal foi popularmente cunhado na internet e na vida off-line de “instagramável” — termo que no Google teve um aumento de 210% em procura.

Juntamente a “instagramável”, aparecem nas buscas as palavras “bares” e “restaurantes”. Não à toa, a preocupação dos empreendedores desse segmento em apresentarem bebidas, comidas e ambientes divertidos é cada vez maior.

Em um bar carioca, os clientes adoram tirar fotos com a “roda gigante” de oito coxinhas e com o “pé” de brownie, servido em um vasinho de planta, com um regador cheio de calda. “O cardápio e o ambiente instagramáveis tiveram muita influência na minha primeira vinda aqui”, admite a dentista Gabriela Pace, de 23 anos, que costuma publicar no Instagram o que consome no local.

(Ana Clara Veloso. “Instagramável”: busca por termo cresce 210% no Google, e negócios se adaptam à demanda dos internautas. https://extra.globo.com, 03.07.2022. Adaptado)

Texto 2

Tirar uma boa foto e postá-la nas redes sociais virou rotina entre os frequentadores de restaurantes. Desse modo, para além do sabor, o espaço em si é levado em conta quando o assunto é escolher um local para se alimentar. Com isso, buscando atender esse tipo de necessidade, restaurantes, docerias e cafés começaram a investir em cenários feitos sob medida para o consumidor apanhar suas curtidas e viralizar nas redes. Ou seja, a apresentação do local e da comida é uma aposta que deu certo: além de gerar engajamento e visibilidade, serve de publicidade gratuita.

“Essa junção é interessante, porque é como se a pessoa precisasse postar que está ali. Quando o cliente compartilha o registro do momento, isso funciona como uma divulgação. Quando posta uma foto, dizendo o local onde está, outras pessoas vão ver e querer tirar uma foto igual com aquele cenário”, diz Isabelle Almeida, proprietária de uma cafeteria.

“Mesmo o foco sendo a comida, incluir um ambiente agradável, bonito e instagramável é muito bom para quem está usufruindo do serviço. Mas a questão do engajamento é muito importante. As marcas hoje trabalham em favor disso, de fato, tentando fazer com que as pessoas divulguem o negócio”, conta Natália Valença, sócia de uma outra cafeteria.

(André Rochadel. Estabelecimentos de comida apostam em cenários instagramáveis. www.folhape.com.br, 25.06.22. Adaptado)

Texto 3

Há uns meses, fui a um restaurante famoso nas redes sociais. O tipo de lugar que gera dezenas de fotos numa só visita. A consequência foi que os preços no cardápio acompanharam as mudanças. Eu entendo a lógica de pagar mais para não só comer bem, mas também estar num lugar bonito. O problema é que a comida, a razão inicial para ir até lá, era ruim. O dinheiro de quem vai a um lugar assim seria mais bem gasto em qualquer lanchonete comum, mas as fotos tiradas lá não acabariam mais na rede social.

O ambiente bonito garante o “momento Instagram” do restaurante, que pode não ter uma boa experiência gastronômica, mas isso não faz diferença. Muita gente não se importa se a comida é ruim ou se os preços são incompatíveis com o produto – se o lugar rende boas fotos e o prato é fotogênico, então está tudo bem.

Há algum tempo, ouvi a história de uma pessoa que saiu para beber com amigos, em um restaurante onde a comida é reconhecidamente boa, mas passou horas insistindo que o grupo migrasse para outro, em que a comida é mais cara e ruim. Ao receber esse argumento, o rapaz explicou: “é que aqui eu não consigo fazer fotos boas. Lá meu Instagram vai encher de curtidas”.

(Rafael Sette Câmara. Como o Instagram coloriu a sua comida. www.360meridianos.com, 09.01.2018. Adaptado)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

Até que ponto a busca pelo instagramável pode prejudicar a experiência gastronômica?


loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAtualidades e Conhecimentos Gerais
BancaVunesp

TexTo 1

A interação de crianças com a internet ocorre cada vez mais cedo e de forma ampla. Cerca de um terço dos usuários da rede no mundo é de crianças e adolescentes, segundo dados da pesquisa TIC Kids on-line, produzida pelo Comitê Gestor da Internet (CGO.br). Ao todo, 95% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos acessaram a internet em 2023. Entre as crianças de 9 a 10 anos, 68% disseram ter perfis em redes sociais.

“Importante destacar as oportunidades de aprendizado e entretenimento e acesso a direitos fundamentais dessa presença de crianças e adolescentes no ambiente digital, mas também os riscos de exploração, exposição e acesso a conteúdos ina propriados”, diz Maria Mello, coorden…

Texto I

A Inteligência Artificial Generativa é um ramo da inteligência artificial projetado para criar conteúdos, como textos, áudios, imagens, vídeos e até códigos de software. Essa tecnologia se baseia em modelos computacionais avançados, que aprendem padrões a partir de grandes volumes de dados. Inteligência Artificial Generativa No setor público, as ferramentas de IAG oferecem oportunidades para modernizar processos, como automação de tarefas repetitivas, redação de documentos e criação de materiais visuais. Contudo, sua adoção deve ser feita de forma criteriosa, garantindo que os benefícios superem os riscos e que o uso esteja alinhado com valores éticos e regulatórios.

https://www.gov.…

TEXTO 1

Um seriado de TV produzido em Portugal estreou nos Estados Unidos sem grande expectativa. Apesar de simpática, a comédia Vanda tinha tudo para cair na vala comum das produções em língua estrangeira no território americano, onde o público é tradicionalmente avesso a legendas e afins. Ainda assim, a série causou imenso imbróglio: a plataforma de streaming Hulu, de propriedade da poderosa Disney, enxergou na atração uma boa oportunidade de testar uma nova ferramenta de dublagem digital. Uma tecnologia com alto potencial: por meio de um software de inteligência artificial (IA), a empresa Deepdub AI executou o trabalho 70% mais rápido que a dublagem convencional por vozes humanas.

O uso c…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários