Para ser capaz de gerenciar e operacionalizar adequadamente políticas públicas, o Governo Federal faz uso intensivo de sistemas informatizados, cujos dados são essenciais para que a gestão governamental seja cada vez mais eficiente, possibilitando melhores tomadas de decisão pelos gestores públicos. No entanto, muitas políticas públicas são transversais, ou seja, sua implementação e avaliação dependem de mais de uma organização governamental, sendo necessário que um órgão ou entidade tenha acesso a dados que estão sob gestão de outras instituições.
Nesse contexto, o Tribunal de Contas da União (TCU) – com a experiência desenvolvida em auditorias baseadas em análise de dados e inspirado em iniciativas internacionais semelhantes, em especial na National Fraud Initiative (NFI), do Reino Unido, – realizou fiscalização que teve por objetivo avaliar o uso integrado de informação, de forma a detectar, mediante análise de dados, indícios de irregularidades na utilização de recursos públicos e bases de dados com problemas de qualidade.
As informações analisadas estão relacionadas com os seguintes temas: licitações e contratos; transferências voluntárias; execução orçamentária e financeira; imóveis da união; e concessão de benefícios a pessoas físicas e jurídicas
CONSTATAÇÕES
Ao todo, foram explorados mais de oitenta tipos de indícios de irregularidades, que envolveram a análise de 31 bases de dados governamentais, geridas por 18 organizações públicas. As irregularidades identificadas abrangeram mais de 450 mil ocorrências entre 2012 e 2018 sobre um universo de recursos públicos fiscalizados da ordem de R$ 40 bilhões.
Texto extraído de https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/analise-integrada-de-dados-da-administracao-publica-federal-dia-d.htm
A respeito das informações apresentadas acima, discorra sobre o conceito e as principais características do Big Data [valor: 2,00 pontos]; maneiras como Big Data pode ser usado pelo TSE no cumprimento de seus objetivos institucionais [valor: 3,00 pontos]; sobre a técnica de análise de conectividade [valor: 3,00 pontos] e a importância da linguagem Python para a Inteligência Artificial [valor: 1,50 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Durante a realização de uma auditoria de conformidade e de sistemas de informação no âmbito da fiscalização exercida pelo Tribunal de Contas da União, um Auditor de Controle Externo analisa os controles contábeis e os bancos de dados utilizados por uma entidade do sistema financeiro nacional supervisionada pelo Banco Central do Brasil.
No curso dos trabalhos, verificou-se que a entidade mantém, em seu banco de dados corporativo, uma tabela denominada ContasCOSIF, destinada a armazenar informações extraídas do Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF), instrumento normativo utilizado para padronizar e organizar a contabilidade das instituições financeiras, conform…
Fraude financeira detectada por anomalias em dados heterogêneos
Uma instituição financeira começou a registrar reclamações de clientes sobre transações não reconhecidas realizadas em seu aplicativo mobile. Embora os logs estruturados de autenticação indicassem atividade aparentemente legítima — incluindo uso de dispositivos conhecidos, locais compatíveis e credenciais corretas —, análises posteriores revelaram que dados não estruturados, como mensagens de atendimento, transcrições de ligações e registros semiestruturados em formato JSON, já apresentavam sinais precoces de irregularidades.
Ao integrar e cruzar diferentes fontes de dados, os analistas identificaram padrões de comportamento atí…
Para estudar a correlação entre produtos vendidos em uma distribuidora de produtos de tecnologia da informação, no âmbito de uma contratação pública, a equipe de auditoria do Tribunal de Contas da União solicitou que o gerente de vendas da empresa contratada gerasse o seguinte relatório a partir de consulta no banco de dados:
| Data | Cliente | Itens comprados |
| 02/05 | André | Processador, Memória RAM |
| 02/05 | Bruno | Processador, Disco Rígido |
| 03/05 | Carlos | Processador |
| 03/05 | André | Memória RAM, Disco Rígido |
| 03/05 | Daniel | Placa Rede |
| 04/05 | Bruno | Monitor |
| 05/05 | André | Placa Rede |
| 05/05 | Carlos | Disco Rígido, Placa Rede |
| 05/05 | Daniel | Placa Rede, Placa Vídeo |
| 06/05 | Bruno | Processador, Memória RAM |
| 0… |




