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Q335756 | TI - Banco de Dados
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024

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Para ser capaz de gerenciar e operacionalizar adequadamente políticas públicas, o Governo Federal faz uso intensivo de sistemas informatizados, cujos dados são essenciais para que a gestão governamental seja cada vez mais eficiente, possibilitando melhores tomadas de decisão pelos gestores públicos. No entanto, muitas políticas públicas são transversais, ou seja, sua implementação e avaliação dependem de mais de uma organização governamental, sendo necessário que um órgão ou entidade tenha acesso a dados que estão sob gestão de outras instituições.

Nesse contexto, o Tribunal de Contas da União (TCU) – com a experiência desenvolvida em auditorias baseadas em análise de dados e inspirado em iniciativas internacionais semelhantes, em especial na National Fraud Initiative (NFI), do Reino Unido, – realizou fiscalização que teve por objetivo avaliar o uso integrado de informação, de forma a detectar, mediante análise de dados, indícios de irregularidades na utilização de recursos públicos e bases de dados com problemas de qualidade.

As informações analisadas estão relacionadas com os seguintes temas: licitações e contratos; transferências voluntárias; execução orçamentária e financeira; imóveis da união; e concessão de benefícios a pessoas físicas e jurídicas

CONSTATAÇÕES

Ao todo, foram explorados mais de oitenta tipos de indícios de irregularidades, que envolveram a análise de 31 bases de dados governamentais, geridas por 18 organizações públicas. As irregularidades identificadas abrangeram mais de 450 mil ocorrências entre 2012 e 2018 sobre um universo de recursos públicos fiscalizados da ordem de R$ 40 bilhões.

Texto extraído de https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/analise-integrada-de-dados-da-administracao-publica-federal-dia-d.htm

A respeito das informações apresentadas acima, discorra sobre o conceito e as principais características do Big Data [valor: 2,00 pontos]; maneiras como Big Data pode ser usado pelo TSE no cumprimento de seus objetivos institucionais [valor: 3,00 pontos]; sobre a técnica de análise de conectividade [valor: 3,00 pontos] e a importância da linguagem Python para a Inteligência Artificial [valor: 1,50 pontos].


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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