Inferência casual e avaliação de políticas públicas
Para resolver esta questão, considere as informações presentes na tabela seguinte, que mostra a média de homicídios em 202x de municípios dos estados de Rio de Janeiro e São Paulo. No painel superior, esses municípios estão divididos por estado – uma divisão claramente não aleatória. Nota-se uma diferença clara e estatisticamente significante (p-valor 0.000) entre as médias: municípios do Rio de Janeiro tiveram, em média, um número muito maior de homicídios que os de São Paulo.
Média de homicídios por município (202x)

Fonte: DataSus.
Leia mais em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/13543/1/BAPI_37_Artigo_10.pdf
Considerando as informações apresentadas, elabore um texto dissertativo e argumentativo sobre conceitos básicos e técnicas relacionadas à inferência casual abordando, necessariamente:
1) O conceito de viés de seleção e como a divisão não aleatória por Unidade da Federação pode introduzir viés de seleção no estudo realizado [valor: 13,30 pontos].
2) O conceito de quasi-experimentos e como poderia ser aplicado para melhorar a validade casual da análise não aleatória [valor: 13,30 pontos].
3) O conceito de pareamento e que vantagens podem ser obtidas na análise dos dados da tabela [valor: 13,30 pontos].
4) O conceito de causalidade e que inferências podem ser realizadas a partir dos dados constantes na tabela [valor: 13,30 pontos].
5) A diferença entre variáveis observáveis e não observáveis, indicando observáveis relevantes de serem incluídas no estudo [valor: 13,30 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O Banco Central, na sua função de supervisão de instituições financeiras, está interessado em avaliar se existe uma diferença significativa no desempenho financeiro entre dois tipos de instituições sob sua supervisão: as bancárias e as não bancárias. Para isso, foram coletadas amostras aleatórias simples e independentes das duas categorias, resultando nos seguintes dados:
- Para as instituições bancárias (Categoria A), uma amostra de 225 observações mostrou uma média de desempenho financeiro de 200 e uma variância de 900.
- Para as instituições não bancárias (Categoria B), uma amostra de 400 observações revelou uma média de desempenho financeiro de 194 com uma variância de 2000.
Com base neles…
Redija um texto dissertativo a respeito de modelos de regressão linear, abordando os seguintes aspectos:
1 vantagens e desvantagens do ajuste pelo método de mínimos quadrados; [valor: 9,50 pontos]
2 vantagens e desvantagens da modelagem pelo método de máxima verossimilhança; [valor: 9,50 pontos]
3 critérios de escolha entre o método de mínimos quadrados e o de máxima verossimilhança. [valor: 9,50 pontos]
O Estado do Rio de Janeiro realizou um estudo estatístico para otimizar a gestão financeira e analisar a distribuição de recursos entre diferentes setores da administração pública. Durante a apresentação dos resultados, algumas informações foram destacadas:
1. Amostragem Estratificada: Para estimar a renda média dos servidores estaduais, foi utilizada uma amostra aleatória estratificada considerando três grupos de servidores: Administrativos, Fiscais e Policiais. Os tamanhos dos estratos e os respectivos desvios-padrão das rendas foram fornecidos conforme a seguinte distribuição:

O estudo utilizou uma amostra total de n=100 servidores e, segundo o relatório apresentado, a alocação da amostr…



