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Q332471 | Direitos Humanos
Banca: CesgranrioVer cursos
Ano: 2024

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O presidente do Incra, César Aldrighi, salientou o esforço de mapeamento dos impactos das chuvas em assentamentos da reforma agrária e territórios quilombolas, realizado com parceria dos municípios e movimentos sociais em função das dificuldades de acesso e de comunicação. O objetivo é transformar os dados em planos executivos de reconstrução das condições de permanência e de produção. “Todos os danos, todos os prejuízos nos assentamentos e territórios quilombolas, aquilo que havia na vida das pessoas antes das enchentes, o governo federal vai se responsabilizar”, disse.

No setor de infraestrutura, o levantamento dos impactos em estradas, pontes e bueiros receberá reforço de oito engenheiros civis de outras regionais da autarquia a partir da próxima semana. Junto com equipes locais e das prefeituras, o grupo agilizará os projetos das obras para alocação de recursos pela administração central, de forma que o transporte de pessoas e safras possa ser restabelecido.

Em relação às moradias, o diagnóstico das unidades danificadas total ou parcialmente irá subsidiar a liberação do Crédito Instalação às famílias afetadas. Segundo o dirigente, também estão sendo estudadas alternativas para os agricultores que não querem reconstruir as casas em locais identificados como suscetíveis a alagamentos a partir de agora.

A recuperação dos sistemas produtivos está igualmente entre os focos do Incra. Entre elas, a cadeia do arroz orgânico concentrada na região metropolitana, a horticultura – com 130 agricultores orgânicos credenciados no entorno de Porto Alegre – e o leite. “Reestruturar o sistema de produção passa primeiro pela contratação emergencial rápida de assistência técnica e a partir disso identificar o que precisa ser investido”, afirmou Aldrighi.

O dirigente também salientou o acesso das comunidades quilombolas às políticas públicas desenvolvidas pelo Incra em igualdade de condições com o público assentado. O trabalho atual está concentrado na identificação das comunidades e das famílias para cadastro no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra) com vistas à liberação de créditos e demais medidas de apoio.

https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/noticias/comitiva-federal-ouve-atingidos-e-elenca-medidas-para-agricultores-familiares-assentados-e-quilombolas

Tendo em vista o texto motivador acima, redija um texto dissertativo contínuo, entre 35 e 45 linhas, acerca das comunidades quilombolas. Em seu texto, discorra sobre o que se pede a seguir:

  • Aponte os aspectos constitucionais acerca das comunidades quilombolas.
  • Cite as duas principais garantias previstas na Convenção OIT nº 169 acerca das comunidades quilombolas.
  • Discorra acerca da proteção fundiária trazida pela Convenção OIT nº 169.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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