Com vistas a contratar empresa para prover o serviço de fábrica de software, um importante órgão da Administração Pública Federal publicou edital de licitação no qual constavam:
Prestação de serviços técnicos de desenvolvimento, manutenção e sustentação de soluções de software, segundo a metodologia Scrum, sob demanda, para o provimento do esforço técnico qualificado correspondente a até 83 (oitenta e três) desenvolvedores, sendo até 45 (quarenta e cinco) postos para JAVA, até 18 (dezoito) postos para C++, até 18 (dezoito) postos para PYTHON e até 2 (dois) postos DELPHI, pelo prazo inicial de 20 (trinta) meses, prorrogáveis por mais dois períodos até o limite de 60 (sessenta) meses, em regime de trabalho híbrido (remoto e ou presencial) com a prerrogativa para o regime de trabalho remoto.
| Grupo 1 | Item | Serviço | Quant. Máxima | Turno e carga horária |
| Prestação de serviços técnicos de desenvolvimento, manutenção e sustentação de soluções de software, segundo a metodologia ágil, sob demanda | 1 | Desenvolvedor/analista programador JAVA – sênior | 45 | Diurno (8h) |
| 2 | Desenvolvedor/analista programador C++ sênior | 18 | Diurno (8h) | |
| 3 | Desenvolvedor/analista programador PYTHON – sênior | 18 | Diurno (8h) | |
| 4 | Desenvolvedor/analista programador DELPHI – sênior | 2 | Diurno (8h) |
Relação entre a Demanda Prevista e a Contratada
A conotação dos serviços objeto desta demanda, a saber: desenvolvimento e manutenção de software, vem sendo amadurecida ao longo dos últimos anos com o uso de metodologias inovadoras em detrimento de metodologias tradicionais que, a bem da verdade, tornaram-se obsoletas com a evolução incremental dos serviços de TI; com a evolução das linguagens de programação e com a evolução do modelo de prestação de serviços, que, na visão do cliente, busca entregas rápidas e efetivas.
Para dimensionar o quantitativo de funcionários a serem contratados, foram considerados contratos com objetos similares no próprio órgão, que contavam com a presença de 52 postos de serviço, em média, que desenvolveram o esforço aproximado de 13.420,28 pontos de função (PF) anuais.
| Ano | PF’s por ano | Esforço em Posto de Serviço | Oscilação% |
| 2020 | 14.464,8 | 98 | (-16,9) |
| 2019 | 17.421,1 | 118 | 49,1 |
| 2018 | 8.668,1 | 58 | (-40,8) |
| 2017 | 14.493,7 | 98 | 17,3 |
| 2016 | 12.053,7 | 81 | — |
| Média | 13.420,28 | 90,6 | — |
- Quantidade de PFs por ano
A respeito das informações apresentadas acima, faça o que se pede:
- discorra sobre as características da metodologia de desenvolvimento estabelecida; [valor: 10,00 pontos]
- indique como a metodologia de desenvolvimento estabelecida lida com testes de software; [valor: 12,50 pontos]
- indique vantagens em se utilizar a linguagem C++ no lugar de python no desenvolvimento de sistemas; [valor: 15,00 pontos]
- discorra sobre a unidade de medida utilizada para dimensionamento de softwares e indicada na tabela 2. [valor: 10,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Situação-Problema
A aviação civil é uma indústria de alta complexidade e responsabilidade, onde a segurança é uma prioridade absoluta. A implementação eficaz de programas de segurança é essencial para garantir a proteção dos passageiros, tripulação e aeronaves.
A República de Aerolândia é um país com um setor de aviação civil em rápido crescimento. Com o aumento do tráfego aéreo e da concorrência entre as companhias aéreas, surgiu a necessidade urgente de fortalecer as medidas de segurança para manter os mais altos padrões de segurança operacional.
Após um grave acidente aéreo e comoção nacional e internacional, Aerolândia decidiu aderir as recomendações da OACI e criou mecanismos internos…
Análise o texto apresentado a seguir:
Situação 1
O desastre aéreo de Tenerife foi um acidente aéreo ocorrido no dia 27 de março de 1977, um domingo, no aeroporto de Los Rodeos (atual aeroporto de Tenerife Norte), localizado na ilha espanhola de Tenerife, no arquipélago das Canárias.
A tragédia, na qual envolveram-se dois Boeing 747, um da KLM Royal Dutch Airlines procedente de Amsterdam e outro da Pan American, procedente de Los Angeles, matou 583 pessoas e se tornou o maior desastre aéreo da história.
Fatores combinados foram apontados como a causa do desastre, como sobrecarga abrupta no aeroporto de Tenerife, tempo ruim e erro do controle de tráfego aéreo. Este desastre tem sido amplamente…
O setor de recursos humanos (RH) de determinado órgão público deseja desenvolver um sistema de informação para gerenciar os dados de seus colaboradores. O setor de TI do próprio órgão foi encarregado de modelar e desenvolver esse sistema, utilizando metodologias ágeis como o Scrum e a XP (extreme programming) e a linguagem de modelagem unificada (UML) — linguagem visual que é usada para modelar softwares baseados no paradigma de orientação a objetos e que pode ser aplicada a todos os domínios de aplicação. Em uma reunião entre o gestor da área de RH, o gerente de projeto e a equipe de desenvolvimento, composta pelos desenvolvedores, foram elencados seis tópicos, os quais foram avaliados pelo…



