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Q332401 | TI - Sistemas Operacionais
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024

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Com vistas a contratar empresa para prover o serviço de fábrica de software, um importante órgão da Administração Pública Federal publicou edital de licitação no qual constavam:

Descrição detalhada do objeto

Prestação de serviços técnicos de desenvolvimento, manutenção e sustentação de soluções de software, segundo a metodologia Scrum, sob demanda, para o provimento do esforço técnico qualificado correspondente a até 83 (oitenta e três) desenvolvedores, sendo até 45 (quarenta e cinco) postos para JAVA, até 18 (dezoito) postos para C++, até 18 (dezoito) postos para PYTHON e até 2 (dois) postos DELPHI, pelo prazo inicial de 20 (trinta) meses, prorrogáveis por mais dois períodos até o limite de 60 (sessenta) meses, em regime de trabalho híbrido (remoto e ou presencial) com a prerrogativa para o regime de trabalho remoto.

Grupo 1 Item Serviço Quant. Máxima Turno e carga horária
Prestação de serviços técnicos de desenvolvimento, manutenção e sustentação de soluções de software, segundo a metodologia ágil, sob demanda 1 Desenvolvedor/analista programador JAVA – sênior 45 Diurno (8h)
2 Desenvolvedor/analista programador C++ sênior 18 Diurno (8h)
3 Desenvolvedor/analista programador PYTHON – sênior 18 Diurno (8h)
4 Desenvolvedor/analista programador DELPHI – sênior 2 Diurno (8h)
  • Descrição detalhada do objeto

Relação entre a Demanda Prevista e a Contratada

A conotação dos serviços objeto desta demanda, a saber: desenvolvimento e manutenção de software, vem sendo amadurecida ao longo dos últimos anos com o uso de metodologias inovadoras em detrimento de metodologias tradicionais que, a bem da verdade, tornaram-se obsoletas com a evolução incremental dos serviços de TI; com a evolução das linguagens de programação e com a evolução do modelo de prestação de serviços, que, na visão do cliente, busca entregas rápidas e efetivas.

Para dimensionar o quantitativo de funcionários a serem contratados, foram considerados contratos com objetos similares no próprio órgão, que contavam com a presença de 52 postos de serviço, em média, que desenvolveram o esforço aproximado de 13.420,28 pontos de função (PF) anuais.

Ano PF’s por ano Esforço em Posto de Serviço Oscilação%
2020 14.464,8 98 (-16,9)
2019 17.421,1 118 49,1
2018 8.668,1 58 (-40,8)
2017 14.493,7 98 17,3
2016 12.053,7 81
Média 13.420,28 90,6
  • Quantidade de PFs por ano

A respeito das informações apresentadas acima, faça o que se pede:

  1. discorra sobre as características da metodologia de desenvolvimento estabelecida; [valor: 10,00 pontos]
  2. indique como a metodologia de desenvolvimento estabelecida lida com testes de software; [valor: 12,50 pontos]
  3. indique vantagens em se utilizar a linguagem C++ no lugar de python no desenvolvimento de sistemas; [valor: 15,00 pontos]
  4. discorra sobre a unidade de medida utilizada para dimensionamento de softwares e indicada na tabela 2. [valor: 10,00 pontos]

 


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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