Com o isolamento social determinado durante o período de pandemia da covid‑19, o setor da construção civil ficou aquecido. Os moradores passaram a investir em pequenas reformas e, com isso, o número de empregos gerados na área aumentou. Diante da alta no setor, a construção civil passou a produzir mais resíduos sólidos. Segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), tais materiais podem representar entre 50% e 70% da massa dos resíduos sólidos urbanos. Por isso, a destinação correta é indicada para contribuir com o meio ambiente e com a renda de diversas famílias. Em São José do Rio Preto (SP), uma cooperativa realiza a coleta e a reciclagem de resíduos da construção civil há 10 anos. Em média, duas toneladas são recolhidas e separadas semanalmente pela cooperativa. Depois, o material é vendido para as indústrias de reciclagem.
Internet: <www.g1.globo.com> (com adaptações).
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil (PGRSCC) é um documento técnico que indica qual é a quantidade de resíduo gerada (por tipo de resíduo – conforme a Resolução CONAMA n.o 307/2002) oriunda de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos. Considerando que os textos acima tenham caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Estratégias para o descarte correto dos resíduos na construção civil
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) etapas para a elaboração de um PGRCC; e
b) destinação adequada dos RCCs e como estes podem ser reaproveitados
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Com o isolamento social determinado durante o período de pandemia da covid‑19, o setor da construção civil ficou aquecido. Os moradores passaram a investir em pequenas reformas e, com isso, o número de empregos gerados na área aumentou. Diante da alta no setor, a construção civil passou a produzir mais resíduos sólidos. Segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), tais materiais podem representar entre 50% e 70% da massa dos resíduos sólidos urbanos. Por isso, a destinação correta é indicada para contribuir com o meio ambiente e com a renda de diversas famílias. Em São José do Rio Preto (SP), uma cooperativa realiza a coleta e a reciclagem de resíduos da construção civil há 10 an…



