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Ano
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Q330153 | Psicologia
Banca: QuadrixVer cursos
Ano: 2022
Órgao: CFP - Conselho Federal de Psicologia
Cargo: Psicólogo

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A mãe de um menino de 7 anos, chamado Shawn, levou-o a uma clínica porque ele estava passando por problemas na escola, e ela ficou preocupada por “ele nunca parar quieto um segundo”. Relata ter recebido várias queixas dos professores de Shaw nos últimos dois anos, os quais afirmam que o comportamento dele é extremamente tumultuante – seguidamente se levanta do lugar, conversa com outros colegas e se envolve em discussões com seus pares durante o recreio. Sua mãe também se preocupa com o comportamento em casa, embora em menor grau do que o das preocupações dos funcionários da escola. Ela observa que ele sempre foi uma criança ativa. Afirma que, embora pareça conseguir se concentrar intensamente em uma atividade durante horas (por exemplo, jogar videogame), ele também costuma sair da cadeira durante as refeições, nunca consegue ficar sentado durante uma missa inteira e tem a propensão a se opor mais aos limites impostos do que seus irmãos. Ela também indica que ele frequentemente perde jaquetas e luvas e que, com frequência, se esquece de finalizar ou entregar os deveres de casa.

Descreve-o, ainda, como muito impulsivo: “Ele sempre diz a primeira coisa que lhe vem à cabeça” – o que causou problemas com amigos e familiares em diversas ocasiões. Além disso, quando uma ideia específica captura sua atenção, ele parte imediatamente para a ação, a ponto de sair de uma loja ou de um restaurante para a rua sozinho, deixando sua família extremamente preocupada quanto à sua segurança. Ao ser observado durante a entrevista, Shawn demonstrou um grau elevado de atividade motora, sacudindo as pernas constantemente durante os cinco minutos em que permaneceu sentado na cadeira, e, então, passou a circular pela sala, mexendo em objetos na mesa do clínico e frequentemente interrompendo a conversa entre o clínico e a mãe.

ROBERTS, L. W; LOUIE, A. K. Guia de estudo para o DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2017. (Adaptado.)

Com base nesse relato de caso, responda às questões e apresente argumentos que justifiquem sua resposta.

a) Qual é a possível hipótese diagnóstica do entrevistador?

b) Qual é o procedimento que o psicopedagogo deve realizar diante do caso? Aponte e justifique dois encaminhamentos que devem ser recomendados pelo psicopedagogo


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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