Em 2020, a Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) decidiu construir, em um amplo processo de discussão e validação, um referencial para a formação e a qualificação profissional no Brasil, com base em competências esperadas em Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). De acordo com a SBPOT (2020), o modelo de competências sugerido para a atuação em POT no Brasil adotou como base o modelo de competências primárias desenvolvido pela ENOP/EAWOP (The European Network of Organizational and Work/European Association of Work and Organizational Psychology). Em um texto dissertativo, exponha quais são os três motivos pelos quais a SBPOT aderiu a tal referencial para confeccionar seu manual de competências de atuação em Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) no Brasil.
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A decisão da SBPOT de adotar o modelo de competências primárias da ENOP/EAWOP para a atuação em Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) no Brasil foi motivada por três razões principais. Primeiramente, a padronização internacional: ao alinhar-se com um modelo europeu reconhecido, a SBPOT assegura que os profissionais brasileiros estejam em sintonia com as melhores práticas globais, facilitando a mobilidade e a colaboração internacional1. Em segundo lugar, a validação científica: o modelo da ENOP/EAWOP é amplamente validado e baseado em pesquisas robustas, o que confere maior credibilidade e rigor científico ao referencial brasileiro2. Por fim, a abrangência e aplicabilidade: o modelo europeu cobre uma ampla gama de competências essenciais para a prática em POT, garantindo que os profissionais estejam bem preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho contemporâneo3. Assim, a adoção desse referencial pela SBPOT não só eleva o padrão da formação e qualificação profissional no Brasil, mas também promove uma integração mais efetiva com a comunidade internacional de psicologia organizacional e do trabalho.
Fonte: sbpot.org.br; chat Bing.