O estudo dos fatores psicossociais do trabalho (FPT) tem como foco tradicional a análise de riscos e da vulnerabilidade dos profissionais no contexto laboral, visando à elaboração de intervenções primárias, secundárias ou terciárias que estejam baseadas em evidências científicas. Segundo Vasquez e Hutz (2020), na saúde do trabalhador e na saúde ocupacional, há duas linhas tradicionais de análise dos fatores psicossociais do trabalho: a patogênese e a salutogênese. Em um texto dissertativo-argumentativo, explique detalhadamente as duas abordagens, salientando suas diferenças e explicando se é possível tais diferentes perspectivas coexistirem no campo da saúde aplicada ao trabalho e às organizações.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no caso de cada criança ou adolescente acolhido, é obrigatório que o juiz responsável por seu processo realize, a cada 6 meses, a chamada audiência concentrada. Nela, são chamados representantes de cada instituição da rede socioassistencial que atende a pessoa e seu grupo familiar. No caso do Tribunal de Justiça, o Juiz da Infância e Juventude, o psicólogo e o assistente social judiciário. No caso do Ministério Público, o promotor da Infância e Juventude. No caso da Defensoria, o defensor público. No caso do Serviço de Acolhimento Institucional, seja institucional ou familiar, o psicólogo ou assistente social desse serviço. Em termos da P…
As desordens de aprendizagem são de natureza heterogênea e permanecem na vida adulta, porém, com o diagnóstico e o tratamento certos, muitos indivíduos conseguem avançar e evoluir em seu desenvolvimento.
Diante do exposto, resolva os itens e apresente argumentos que justifiquem sua resposta.
a) Diferencie dislexia, disortografia e disgrafia, a partir da conceituação de cada uma delas.
b) Apresente um exemplo de atuação do psicopedagogo na etapa diagnóstica e um exemplo de trabalho com crianças com o diagnóstico de dislexia já definido
Segundo Bastos e Gondim (2010), houve um expressivo crescimento da profissão de psicólogo no Brasil ao longo das últimas décadas. Assim, historicamente, há claros sinais de alterações em curso no campo profissional da Psicologia, ao lado de estabilidades que não necessariamente seriam desejáveis. Assim, o exame dos dados da população de psicólogos brasileiros aponta três grandes características que revelam essas permanências e mudanças ao longo dos últimos 20 anos. A partir da afirmação dos autores, aponte quais são esses três traços da profissão e discorra, em um texto dissertativo-argumentativo, sobre cada um deles, apontando se tal particularidade da profissão se manteve ou se modificou n…



