O direito à convivência familiar e comunitária é um dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, que é reconhecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Esse direito faz com que a criança deva estar inserida em uma família e ter acesso à vida social, a menos que a primeira viole outros direitos fundamentais da criança, como o direito à dignidade, à saúde e à inserção escolar, por exemplo. De certa forma, tanto os processos de Vara e Infância e Juventude, de acolhimento de crianças e adolescentes, em acolhimento familiar ou institucional, como processos de Vara de Família, que giram em torno de disputa de guarda e regulamentação de visitas, têm como eixo o direito da criança à convivência familiar e comunitária. Nesse contexto, em um texto dissertativo-argumentativo:
a) justifique por que os processos de acolhimento familiar ou institucional de Vara de Infância e Juventude, como os processos de guarda e regulamentação de visitas, se articulam com o direito de convivência familiar ou comunitária.
b) argumente, a partir dos conhecimentos da Psicologia, sobre como a violação ao direito de convivência familiar e comunitária pode prejudicar o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Secretaria de Educação de uma cidade de porte médio (150 mil habitantes) contratou um grupo de psicólogas sociais para fazer a Análise Institucional de sua política de Educação Infantil, principalmente para a orientação do trabalho realizado em suas creches, para que, a partir do trabalho já realizado, fosse feita uma proposta de melhoria no atendimento das crianças do município. Como sempre, há um pequeno déficit de vagas, um grupo de funcionários muito resistentes a mudanças e contingenciamento orçamentário, mas o prefeito e a secretária de educação apresentam boa vontade política para fazer um trabalho de qualidade e inovador nessa área. Faça um esboço de projeto de intervenção instituc…
Segundo Bastos e Gondim (2010), houve um expressivo crescimento da profissão de psicólogo no Brasil ao longo das últimas décadas. Assim, historicamente, há claros sinais de alterações em curso no campo profissional da Psicologia, ao lado de estabilidades que não necessariamente seriam desejáveis. Assim, o exame dos dados da população de psicólogos brasileiros aponta três grandes características que revelam essas permanências e mudanças ao longo dos últimos 20 anos. A partir da afirmação dos autores, aponte quais são esses três traços da profissão e discorra, em um texto dissertativo-argumentativo, sobre cada um deles, apontando se tal particularidade da profissão se manteve ou se modificou n…
Área de efervescência científica, a “ciência da cognição” configura-se como um campo interdisciplinar para o qual convergem interesses da epistemologia, das neurociências, da inteligência artificial, da psicologia, da antropologia e da linguística, voltados para o estudo dos sistemas inteligentes. Contudo, de acordo com Zanelli, Borges-Andrade e Bastos (2004), a existência, no início, de um paradigma dominante que exerceu forte influência durante longo período não assegura a unidade no campo, como o paradigma dos sistemas processadores de informação, por exemplo, que prioriza o significado singular e subjetivo que ocorre para cada indivíduo. Pelo contrário, talvez não seja pertinente, s…



