Historicamente, o Brasil teve três legislações específicas em relação ao direito da criança e do adolescente: o Código Mello Mattos, de 1927; o Código de Menores, de 1979; e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990. As duas primeiras legislações abrangiam os menores que estivessem em situação de abandono ou delinquência, as quais se tornavam objeto do Direito, que geralmente as encaminhava para a tutela do estado, que as colocava em instituições, muitas vezes por períodos longos, dentro das quais o menor se tornava adulto. O ECA, em contraposição às duas primeiras legislações, considera todas as crianças e todos os adolescentes como sujeitos de direitos humanos fundamentais e na condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, cuja responsabilidade de garantir direitos e fornecer condições necessárias ao desenvolvimento é do Estado, da sociedade e da família. Sobre o tema, em um texto dissertativo-argumentativo:
a) classifique as três legislações brasileiras em relação à criança e ao adolescente, em termos das duas grandes doutrinas jurídicas internacionais em relação a essas pessoas, ou seja, a Doutrina do Menor em Situação Irregular e a Doutrina da Proteção Integral da Infância. Justifique sua classificação.
b) a partir dos conhecimentos psicológicos atuais, comente as três legislações brasileiras, em relação ao menor e à criança e ao adolescente.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A respeito da Psicopedagogia Institucional, vale dizer que já existem experiências de atuação psicopedagógicas em empresas, hospitais, creches e organizações assistenciais […]. Podemos dizer que nosso sujeito é a instituição, com sua complexa rede de relações.
BOSSA, 2011, p. 139.
Conforme visto na citação, o trabalho psicopedagógico institucional tem ampliado sua atuação para diversos contextos. Assim sendo, sobre a Psicopedagogia Institucional, disserte:
a) caracterizando o trabalho preventivo do psicopedagogo institucional a partir de uma situação específica: implantação de programas e sistemas avaliativos na escola.
b) apresentando duas ações possíveis do psicopedagogo no contexto …
No campo psicopedagógico, a teoria walloniana traz uma contribuição fundamental ao estudar a pessoa de maneira integrada, mostrando os momentos mais marcantes da evolução psíquica.
Considerando a teoria de desenvolvimento de Wallon, apresente os três domínios funcionais entre os quais se dividirão o estudo das etapas de desenvolvimento da pessoa. Apresente um exemplo de como a afetividade impacta no desenvolvimento da inteligência.
A mãe de um menino de 7 anos, chamado Shawn, levou-o a uma clínica porque ele estava passando por problemas na escola, e ela ficou preocupada por “ele nunca parar quieto um segundo”. Relata ter recebido várias queixas dos professores de Shaw nos últimos dois anos, os quais afirmam que o comportamento dele é extremamente tumultuante – seguidamente se levanta do lugar, conversa com outros colegas e se envolve em discussões com seus pares durante o recreio. Sua mãe também se preocupa com o comportamento em casa, embora em menor grau do que o das preocupações dos funcionários da escola. Ela observa que ele sempre foi uma criança ativa. Afirma que, embora pareça conseguir se concentrar intensamen…



